Exame Logo

Para escapar da crise, US Airways cobra até copo de água de passageiros

Bebida será fornecida gratuitamente apenas em casos de emergência médica

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Cobrar por bagagens extras, ou por mais espaço para os passageiros esticarem as pernas, não é mais suficiente para algumas companhias aéreas. A partir desta sexta-feira (1/8), a americana US Airways passou a cobrar também pelo consumo de bebidas em suas viagens. Nesta manhã, os passageiros que solicitaram uma garrafa de água ou refrigerante, durante o vôo, tiveram que desembolsar 2 dólares. Se quiserem café ou chá, a taxa é de 1 dólar.

Passageiros da primeira classe, vôos transoceânicos e outras classes de clientes especiais estão, por enquanto, isentos da taxa. "Este é outro modo claro de disfarçar um aumento de tarifas aéreas, sem aumentar o preço das tarifas aéreas", afirmou Randy Petersen, editor da revista especializada em aviação Inside Flyer Magazine, ao The Wall Street Journal.

Veja também

A US Airways é uma das tantas aéreas americanas que lutam para cortar custos nos últimos meses, pressionadas pela disparada do petróleo no mercado mundial. Por ora, concorrentes como a American Airlines, Delta e Northwest afirmam que não cobrarão pelas bebidas, embora confirmem que estudam novos meios para reduzir as despesas. Há alguns anos, companhias aéreas de baixo custo, como a Spirit começaram a cobrar pelos drinques.

A US Airways afirma que providenciará gratuitamente água e drinques para passageiros em caso de emergências médicas, ou durante longos atrasos nos vôos. Mas se um sedento e desesperado passageiro esquecer os dólares para comprar água durante um vôo, é possível que o serviço de bordo "infrinja as regras para o bem do cliente" e lhe dê água, afirmou Morgan Durrant, porta-voz da empresa. Afinal, a companhia não deseja ver seus passageiros bebendo a água das torneiras dos banheiros das aeronaves. "Aquela água é saudável para beber, mas não é muito palatável", informou Durrant.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame