Negócios

Natureza Preservada, Futuro Garantido - Kolynos do Brasil

Com quase cinco anos de existência, o projeto Natureza Preservada, Futuro Garantido se espraia por todo o país e possui uma série de ramificações. Vai da educação ambiental para crianças à elaboração de um Atlas Ambiental, que registra o movimento de recuperação e preservação das áreas verdes brasileiras. O projeto é, também, um exemplo do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Com quase cinco anos de existência, o projeto Natureza Preservada, Futuro Garantido se espraia por todo o país e possui uma série de ramificações. Vai da educação ambiental para crianças à elaboração de um Atlas Ambiental, que registra o movimento de recuperação e preservação das áreas verdes brasileiras. O projeto é, também, um exemplo do poder das parcerias entre empresas e o Terceiro Setor e da força do consumo consciente.

Nos últimos quatro anos, 1,8 milhão de reais foram investidos pela Kolynos, subsidiária brasileira da americana Colgate-Palmolive, em ações ambientais. Os recursos são obtidos com a reserva de 2% do lucro da venda de produtos como a linha Sorriso Herbal, que tem até sua embalagem 100% dela produzida com material reciclável programada para ser um espaço de informação ecológica ao consumidor. Uma das mais fortes parcerias da Kolynos é com a SOS Mata Atlântica, entidade criada em 1986 que luta pela preservação de um dos mais ricos ecossistemas do mundo. Um dos projeto da ONG, o Centro Tuzino, no litoral sul de São Paulo, é financiado pela empresa. Lá, os agricultores recebem orientação técnica para o cultivo planejado do palmito em substituição às práticas de exploração destrutiva das plantas nativas. Outras regiões do país, como a Amazônia, também vêm sendo beneficiadas com o patrocínio ligado a uma marca institucional.

O desinfetante Pinho Sol, um dos produtos mais vendidos pela empresa, contribui com 0,5% de seu total líquido de vendas para atividades da Fundação Vitória Amazônica. Com o apoio dos recursos da Kolynos, a FVA vem trilhando novos caminhos na área da pesquisa. A elaboração do Atlas Ambiental é uma de suas principais iniciativas. O trabalho é monitorado por associações e entidades ecológicas e envolve também a busca e aprimoramento da legislação e fiscalização eficientes. Projetos experimentais, como Janelas para a Biodiversidade, vão estudar em profundidade parques nacionais como o Jaú, no Amazonas. O objetivo é a formação de um banco de dados sobre as espécies da região.

Na área da educação ambiental, a Kolynos mantém estandes nos principais shopping centers do país. Com estratégias lúdicas como filmes, atividades artísticas e distribuição de mudas de plantas, o projeto já atingiu 170 mil crianças entre 4 e 12 anos, em nove estados brasileiros. Estamos também organizando um clube de voluntariado entre os funcionários da empresa , diz o americano Roger Pratt, presidente da Kolynos do Brasil. Logo eles levarão mudas de árvores e informação ecológica a escolas públicas do país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame