Exame Logo

Toyota pode se tornar a maior montadora do mundo em 2006

Companhia espera elevar em 10% sua produção, o que a colocaria à frente da GM por uma estreita vantagem

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

A General Motors (GM), que ostenta o título de maior montadora do mundo há mais de 70 anos, pode perder seu posto em 2006 para a japonesa Toyota. Analistas de mercado acreditam que as dificuldades da GM na América do Norte um mercado vital para a empresa e os planos de expansão dos japoneses podem inverter as atuais posições. No próximo ano, a Toyota planeja fabricar 9,06 milhões de veículos, 10% mais que o previsto para 2005.

A GM ainda não revelou seus planos para o próximo ano, mas, em 2005, deve alcançar uma produção de 9,1 milhões de unidades. O resultado será obtido graças à forte demanda do mercado chinês, já que, nos Estados Unidos, a GM está promovendo uma profunda reestruturação que envolve cortes na produção, com o objetivo de conter os elevados custos com folha de pagamento, planos de saúde e previdência privada.

Veja também

Segundo o americano The Wall Street Journal, é crescente o número de analistas que acreditam que a Toyota ultrapassará a GM nos próximos meses, embora não descartem uma eventual reação da montadora americana para assegurar sua liderança. Alguns especialistas apostam, inclusive, que as projeções da Toyota são conservadoras e que o incremento de produção será maior.

É o caso de Hirofumi Yokoi, analista da CSM Worldwide, consultoria especializada no setor automotivo. Para ele, a montadora japonesa poderá fabricar 9,14 milhões de veículos em 2006. Enquanto isso, a reestruturação da GM e suas dificuldades nos Estados Unidos derrubariam a produção da montadora americana para 8,83 milhões de unidades.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame