Exame Logo

Merck confirma o desenvolvimento de medicamento para colesterol

Mesmo com o fracasso do Torcetrapib, da Pfizer, laboratórios investem nessa geração de remédios com alto potencial de vendas

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Merck confirmou nessa quarta-feira (13/12) que está desenvolvendo um medicamento para o controle de colesterol. Outro remédio da mesma categoria, o Torcetrapib da Pfizer, teve os testes clínicos cancelados após um número de mortes maior do que o esperado.

Os executivos da Merck disseram que testes intermediários indicaram a eficiência do medicamento em aumentar os níveis de colesterol HDL, o chamado "colesterol bom", e não foram detectados sérios problemas cardiovasculares. Eles afirmam, no entanto, que ainda existem dúvidas sobre essa nova categoria de remédios, conhecidos como inibidores da CETP. "Temos várias questões desconhecidas que a comunidade científica precisa decifrar", disse o presidente do setor de pesquisas da Merck, Peter Kim, para analistas e investidores.

Veja também

Segundo o americano The Wall Street Journal, os laboratórios iniciaram uma corrida aos inibidores da CETP pelo seu grande potencial de vendas. A Pfizer surpreendeu o universo médico e de investidores no início de dezembro, quando cancelou o desenvolvimento do Torcetrapib, que se encontrava nos últimos estágios de pesquisa. Estudos prévios associaram o uso do medicamento à elevada pressão sangüínea, mas não se sabe ainda se isso foi a causa do número elevado de mortes. Os laboratórios Roche e Avant Immunotherapeutics também estão desenvolvendo remédios dessa categoria.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame