Exame Logo

Marcopolo investe R$ 50 milhões em modernização das fábricas

Para dar conta do mercado doméstico, a fabricante de ônibus vai ampliar a área e renovar o maquinário de suas três unidades no Brasil

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A forte demanda do mercado brasileiro de ônibus tem impulsionado os investimentos da fabricante gaúcha Marcopolo, terceira maior empresa do mundo nesse setor. Até outubro de 2008, a empresa deve gastar 50 milhões de reais em reformas de modernização de suas três plantas no país.

A reformulação das fábricas começou nos últimos meses de 2007, estimulada pelas perspectivas de crescimento das encomendas, especialmente no próprio país. Entre as principais mudanças estão a ampliação da área construída em 30 mil metros quadrados, na soma das três unidades, a aquisição de novos equipamentos e a automatização dos processos de fabricação de componentes.

Veja também

Mais da metade do valor investido se destina à instalação de máquinas como as de corte a laser, as dobradeiras e os robôs, usados na fabricação e montagem das carrocerias de ônibus. Além de aumentar a capacidade produtiva, os equipamentos vão reduzir o desperdício de matéria-prima e permitir a implementação de processos que ajudarão a reduzir os custos finais, segundo a empresa.

Um exemplo é a remodelação da unidade de Ana Rech, localizada em Caxias do Sul (RS). A fábrica contará com mais 22 mil metros quadrados de área construída, nos quais passará a funcionar uma nova fábrica de plásticos, necessária para a produção de parte das peças utilizadas nos veículos.

As áreas de assistência técnica e de inspeção final de qualidade dos produtos (PDI), que analisa 100% dos ônibus fabricados antes da entrega aos clientes, ganharão novos prédios na mesma unidade.

Simultaneamente, a outra fábrica da empresa em Caxias do Sul, chamada de Planalto, tem passado por uma reforma no layout das linhas de montagem. Ao fim das mudanças, a unidade poderá fabricar até 25 veículos por dia, entre os dois modelos que a fábrica concentra, o microônibus Sênior e o miniônibus Volare.

Já a Ciferal, como é chamada a fábrica da Marcopolo em Xerém (RJ), dedicada à fabricação de ônibus urbanos, concentrará mais de 10 milhões de reais em investimentos na construção de uma nova área de pintura, com cabines e estufas mais modernas. A alteração ampliará a capacidade produtiva de 18 para 25 ônibus ao dia.

Ao todo, as três unidades brasileiras da empresa devem produzir 15 mil ônibus, em 2008. Outros cinco mil veículos devem sair das fábricas da Marcopolo na Rússia, Argentina, África do Sul, Colômbia, Índia, México e Portugal.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame