Exame Logo

Kodak vende sua unidade de saúde por US$ 2,55 bilhões

Empresa busca recuperação após perder espaço com a fotografia digital

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Kodak vendeu seus negócios de diagnóstico por imagem para uma unidade da canadense Onex por cerca de 2,55 bilhões de dólares. O acordo deve ser concluído na primeira metade de 2007. A manobra faz parte dos planos da empresa de focar no ramo de fotografia digital.

O grupo já havia anunciado em maio a contratação do Goldman Sachs para explorar alternativas para a sua unidade de saúde, que fabrica produtos como filmes de raio-x e impressoras médicas. O setor acumulou 2,54 bilhões de dólares em vendas pelos 12 meses terminados em 30 de setembro. O valor representa perto de um quinto dos negócios da empresa.

Veja também

Diante da fuga de seus consumidores para a fotografia digital, a Kodak busca uma recuperação. Apesar de seus esforços com cortes de funcionários e vendas de ativos, a companhia já acumula prejuízos por oito trimestres consecutivos. O desempenho da empresa, segundo o americano The Wall Street Journal, é prejudicado pelos custos da restruturação e pela queda nas vendas de filmes fotográficos mais rápida que o esperado pela empresa. No terceiro trimestre, a companhia teve um prejuízo líquido de 37 milhões de dólares.

A alta do preço da prata e a investigação de novas estratégias fizeram com que os ganhos do ramo de saúde da Kodak caíssem 29% em relação à 2005. A Onex é um dos maiores conglomerados do Canadá, com negócios em vários setores, inclusive o de saúde.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame