Exame Logo

Kaiser fecha fábrica em Ribeirão Preto e investe R$ 4,5 mi em nova unidade

A Kaiser decidiu fechar sua fábrica de chope em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, por motivos "técnicos". De acordo com a empresa, a planta, de 1911, não acompanhava a eficiência das outras unidades da Kaiser - que têm, no máximo, 21 anos. "Tentamos de tudo", diz André Gomes, diretor de marketing da empresa. O […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Kaiser decidiu fechar sua fábrica de chope em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, por motivos "técnicos". De acordo com a empresa, a planta, de 1911, não acompanhava a eficiência das outras unidades da Kaiser - que têm, no máximo, 21 anos. "Tentamos de tudo", diz André Gomes, diretor de marketing da empresa. O executivo não quis apresentar números da produção das unidades da companhia. A economia com o encerramento da produção, entretanto, deve chegar a 15 milhões de reais.

O fechamento da fábrica foi anunciado nesta quarta-feira (25/6) e resultou na demissão de 151 funcionários. Segundo Gomes, 11 deles foram realocados e 140 estão em programas de recolocação. A unidade já tinha fechado sua produção de cerveja e chope na cidade no final dos anos 1990, antes do surgimento da AmBev. Com a fusão, a unidade de Ribeirão Preto foi vendida para a Molson, que hoje controla a Kaiser, e passou a fabricar cervejas em lata e long neck em 2000. Em março de 2002, a Molson comprou a Kaiser e reativou a produção de chope na cidade, além de cerveja em lata.

Veja também

O fechamento da unidade não significa que a Kaiser está deixando o mercado de Ribeirão Preto. A empresa afirma que irá retomar a produção em janeiro de 2004, em uma nova fábrica que custará 4,5 milhões de reais e terá capacidade de produção dez vezes maior. Faz parte do projeto um centro cultural e de entretenimento, localizados no mesmo espaço.

Segundo Gomes, o mercado do interior de São Paulo é o segundo maior do país - depois da Grande São Paulo - e consome por ano 13 milhões de hectolitros. Só em Ribeirão Preto, a marca Kaiser possui 15,4% de participação de mercado, enquanto a franquia da Kaiser tem no total 17,5%, de acordo com dados da Nielsen.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame