Itaú firma parceria com Lopes para financiamento imobiliário
Depois do comunicado divulgado ao mercado, papéis da Lopes subiram mais de 24%
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
O segundo maior banco privado do país, o Itaú, fechou nesta sexta-feira um acordo a empresa de intermediação e consultoria imobiliária Lopes para oferta de financiamento imobiliário. De acordo com os grupos, o objetivo da parceria é criar uma promotora de produtos de financiamento imobiliário que inclui crédito imobiliário para imóveis com ênfase no mercado secundário e financiamento para bens duráveis relacionados aos imóveis e para reformas. Depois do comunicado divulgado ao mercado, as ações da Lopes subiram mais de 24% nesta manhã.
O acordo prevê ainda a criação de uma financeira dividida em partes iguais entre Itaú e Lopes. Para direito de exclusividade, válido por 20 anos, o Itaú deverá pagar 290 milhões de reais à vista à unidade Sati, da Lopes. Além dos 290 milhões de reais, se a nova empresa atingir determinadas metas pré-estabelecidas, a controlada da Lopes poderá receber até 220 milhões de reais ao longo de 10 anos. Para o Itaú, estes pagamentos serão registrados como despesas antecipadas e reconhecidos no resultado no prazo de vigência do acordo.
Nos nove primeiros meses do ano, a Lopes registrou 3,1 bilhões de reais em vendas contratadas. Às 12h08, as ações da Lopes estavam cotadas a 36,50, com alta de 24,1%.