Exame Logo

Indústrias Votorantim recebem prêmio especial de Melhores e Maiores

Em comemoração aos 30 anos de Melhores e Maiores, a revista EXAME criou para este ano o prêmio especial "Melhor Empresa dos 30 anos de MELHORES E MAIORES". A vencedora é a Indústrias Votorantim. Em 30 anos do anuário MM, o grupo Votorantim levou o título de Empresa do Ano por duas vezes, em 1983, […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Em comemoração aos 30 anos de Melhores e Maiores, a revista EXAME criou para este ano o prêmio especial "Melhor Empresa dos 30 anos de MELHORES E MAIORES". A vencedora é a Indústrias Votorantim.

Em 30 anos do anuário MM, o grupo Votorantim levou o título de Empresa do Ano por duas vezes, em 1983, com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), e em 2000, com a Cimentos Votorantim. Nos setores de metalurgia, minerais não-metálicos e materiais de construção, empresas pertencentes ao grupo já foram premiadas 14 vezes, incluindo o destaque de a melhor indústria da região Centro-Oeste conferido nesta edição à Cimento Tocantins.

Veja também

"As qualidades da Votorantim são a modéstia, a humildade e a simplicidade", afirmou Antonio Ermírio de Moraes, ao receber o prêmio. O empresário aproveitou a oportunidade para homenagear o fundador da Metal Leve, José Mindlin. "Tinha 26 anos quando conheci a Metal Leve, que já era uma grande empresa. Ele venceu e continua com a mesma simplicidade de 54 anos atrás." Após o discurso, os dois executivos se encontraram e se emocionaram. Ambos foram cumprimentados e abraçados pelo ministro Antônio Palocci.

Para ele, o Brasil é um país onde não há espaço para o pessimismo. "É preciso trabalhar com muita força para levar o Brasil ao primeiro mundo, sem esquecer do binômio educação e saúde."

O grupo Votorantim, além de ter colecionado prêmios, apresenta uma trajetória consistente e sólida , diz Clayton Netz, diretor de redação da revista EXAME. Está entre os grupos empresariais brasileiros mais lucrativos, tem focos de atuação bem definidos e mantém uma política de reinvestimento permanente nos negócios." Netz diz ainda que, nos últimos anos, o grupo também tem demonstrado capacidade de renovação, abrindo o leque de investimentos para novas áreas promissoras, como a biotecnologia, e iniciando um processo de internacionalização das operações.

Na passagem da segunda para a terceira geração de herdeiros dos fundadores, o Votorantim desenvolve um dos mais amplos processos de profissionalização da gestão e de governança corporativa do país. Na lista dos 100 maiores grupos que atuam no Brasil, o Votorantim subiu sete posições no ranking de 2003, alcançando o 11ºposto. As receitas do grupo somaram quase US$ 5 bilhões no ano passado e o lucro, perto de US$ 764 milhões.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame