Negócios

GP Investimentos compra empresa focada no setor petrolífero

A Sotep, nova controlada do fundo, é uma das maiores companhias de perfuração de poços do país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O aquecimento do setor petrolífero brasileiro já chama a atenção dos grandes investidores. O GP Investimentos, maior empresa de private equity do Brasil, anunciou nesta sexta-feira (18/4), a compra de 100% da Sociedade Técnica de Perfuração (Sotep) por 112 milhões de dólares. A nova controlada, fundada em 1964, é uma das maiores companhias de perfuração de poços de petróleo do país, e conta com clientes do porte da Petrobras.

O negócio foi conduzido pela San Antonio Global, empresa especializada na exploração e produção de petróleo e controlada indiretamente pelo GP, por meio da holding San Antonio International. De acordo com nota ao mercado divulgada pelo GP, a aquisição transforma a San Antonio na líder brasileira em perfurações de poços. No setor há 50 anos, a empresa está em oito países latino-americanos e opera 205 equipamentos de perfuração atualmente. Sua receita, no ano passado, foi de cerca de 1 bilhão de dólares.

A Sotep possui 29 equipamentos em operação atualmente, e outros nove devem iniciar as atividades ainda neste ano. Os contratos em carteira correspondem a uma receita anual de aproximadamente 227 milhões de reais. Segundo o GP, esta é a primeira de uma série de aquisições estratégicas que a San Antonio programou para este ano, com o objetivo de expandir fortemente sua atuação na América Latina. O foco recai sobre o Brasil, México e Colômbia.

Para bancar a aquisição, a San Antonio fará um aumento de capital de 70 milhões de dólares. O GP deve aportar de 23 milhões a 41 milhões de dólares. O valor final depende da adesão dos outros sócios da companhia ao aumento de capital.

O preço recorde do petróleo nos últimos meses, a demanda aquecida por combustíveis e as perspectiva de o Brasil se tornar uma potência no setor estão sacudindo esse mercado. Nesta quinta-feira (17/4), por exemplo, a gaúcha Lupatech, produtora de válvulas e equipamentos industriais, informou que sua carteira de pedidos para o setor de petróleo e gás cresceu 25% entre fevereiro e meados de abril, passando de 400 milhões para 500 milhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Veja o que a Revo faz para garantir segurança em dobro a bordo de seus helicópteros

No "Vale da Eletrônica", evento de inovação e negócios deve movimentar mais de R$ 30 mi

Em busca dos R$ 4 bilhões em receita, farmacêutica paranaense dá primeiro passo para ir para fora

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Mais na Exame