Exame Logo

Governo anuncia acordo para resolver a crise da Varig e da TAM

O governo anuncia nesta quinta-feira (6/2) um acordo entre as duas maiores empresas de aviação civil do país: Varig e TAM. O objetivo do acordo, que vinha sendo costurado pelo ministro da Casa Civil, José Dirceu, é reduzir os custos da companhia para a nova demanda do mercado. O anúncio será feito pelos ministros da […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

O governo anuncia nesta quinta-feira (6/2) um acordo entre as duas maiores empresas de aviação civil do país: Varig e TAM. O objetivo do acordo, que vinha sendo costurado pelo ministro da Casa Civil, José Dirceu, é reduzir os custos da companhia para a nova demanda do mercado. O anúncio será feito pelos ministros da Defesa, José Viegas, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Furlan, e pelos presidentes da Varig, Manuel Guedes e da TAM, Daniel Mandelli.

A Varig, líder do mercado, acumulava dívidas de 764 milhões de dólares até setembro, e um prejuízo de um bilhão de reais nos seis primeiros meses de 2002. Já a TAM, segunda maior companhia aérea brasileira, acumula prejuízo de mais de 300 milhões de reais, e também encontra dificuldades em manter suas operações.

Veja também

A possibilidade de acordo entre as empresas já fez as ações da Varig subir na quarta-feira (5/2). Com média diária de cinco negócios há mais de um ano, os papéis preferencias na empresa subiam 22,83% às 17h30, cotadas a 1,13 real, em 66 negócios. O volume financeiro passou de uma média de 10 mil reais por dia para uma projeção de 250 mil reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame