Exame Logo

Gol anuncia a maior compra de aviões da Boeing na América Latina

A Gol Transportes Aéreos anunciou, nesta segunda-feira (17/5), a maior compra da América Latina de aviões da Boeing em número de equipamentos. A companhia decidiu investir 8,6 bilhões de reais na aquisição de frota própria e de motores. No total, são 43 aviões do modelo Boeing 737-800 Next Generation, sendo 15 pedidos firmes, a serem […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Gol Transportes Aéreos anunciou, nesta segunda-feira (17/5), a maior compra da América Latina de aviões da Boeing em número de equipamentos. A companhia decidiu investir 8,6 bilhões de reais na aquisição de frota própria e de motores. No total, são 43 aviões do modelo Boeing 737-800 Next Generation, sendo 15 pedidos firmes, a serem entregues entre 2007 e 2009, e 28 opções de compra, transações que serão finalizadas entre 2005 e 2010.

As aeronaves virão equipadas com motores da CFM International, uma joint-venture da francesa Snecma Moteurs e da americana General Electric Company. Os motores, entre o pedido firme e as unidades reservas, representam 600 milhões de reais do investimento total da Gol.

Veja também

Apesar de o número de aviões ser grande, o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Junior, qualificou o negócio como "conservador", já que o contrato não representa, obrigatoriamente, o aumento da frota, hoje em 22 aeronaves (18 Boeing 737-700 e quatro Boeing 737-800). "Poderemos comprar ou trocar os aviões que temos. O contrato com a Boeing nos dá essa flexibilidade. O que vai decidir é a demanda do mercado na época", afirmou. A meta é crescer de 7% a 10% por ano, nos próximos cinco anos. Se a expectativa se confirmar, a Gol deverá alcançar outra meta que é deter 35% do mercado brasileiro em 2009. A fatia da empresa, em 2003, foi de 19,24%.

Oferta de vôos

A fim de aumentar a oferta enquanto espera a entrega dos novos aviões, a Gol fechou um contrato para comprar, por leasing operacional, três aeronaves usadas do modelo Boeing 737-300. O "contrato-ponte", como denominou o presidente da Gol, implica no uso por dois anos das aeronaves. A autorização para importação já foi dada pelo Departamento de Aviação Civil (DAC).

Com o DAC, a Gol ainda discute o aumento da oferta de vôos. A prioridade da companhia é atender os pólos regionais que "têm potencial de crescimento ou que sofrem com sobrepreço", além de manter-se nos grandes centros. A possibilidade de voar para o exterior, a partir de 2007, ainda está sendo estudada. Segundo Oliveira Junior, rotas internacionais poderiam ser lançadas na América do Sul dentro do modelo "low cost, low fare" (baixo custo, baixa tarifa) utilizada no mercado doméstico.

A promoção de passagem aérea por 50 reais, lançada na semana passada e proibida pelo DAC, deve voltar assim que o departamento assine a autorização. Segundo Oliveira Junior, as planilhas de custos já foram entregues, e uma resposta definitiva é aguardada para esta semana. Caso o departamento impeça a realização da campanha promocional, a Gol deverá recorrer se ainda houver tempo para a promoção, programada para encerrar em 4 de junho.

Abertura de capital

Segundo Oliveira Junior, a compra dos aviões não obriga a empresa a captar recursos no mercado acionário nem, portanto, executar a abertura de capital. A aquisição das aeronaves será realizada por um financiamento de 12 anos do Ex-Im Bank dos Estados Unidos. As demais condições só serão acertadas no momento da entrega dos equipamentos.

Alta do petróleo

Os custos do petróleo no mercado internacional, que vêm batendo recordes diários, não assusta a diretoria da companhia nem desestrutura o planejamento de caixa da empresa. Segundo Oliveira Junior, o impacto da alta do preço do petróleo sobre as finanças é reduzido com uma política de hedge que a empresa realiza. "Com isso, conseguimos amortizar por um tempo o aumento a fim de proteger o nível de rentatibilidade da empresa", afirmou.

Modelo 737-800

O modelo 737-800 tem capacidade para até 189 passageiros. Assim como os outros modelos da linha 737, o avião é apropriado para viagens de curta e média duração. O 737-800 foi lançado em 1994De acordo com o vice-presidente comercial para América Latina da Boeing, John Wojick, a última venda da Boeing no Brasil foi para a Varig há seis anos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame