Exame Logo

GM vende mais fora dos Estados Unidos

Montadora quer cortar gastos para aumentar a lucratividade dos veículos vendidos no exterior

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A General Motors (GM) vendeu mais carros fora dos Estados Unidos pelo segundo ano consecutivo. A montadora quer continuar com a onda de crescimento em mercados estrangeiros.

A companhia sediada na cidade americana de Detroit deve anunciar nesta sexta-feira (5/1) que suas vendas globais tiveram uma queda ligeira em 2006, segundo o americano The Wall Street Journal. O resultado se deve ao declínio das vendas no país-sede da montadora.

Veja também

A maior confiança da GM nos mercados estrangeiros baseia-se na implementação de cortes de gastos agressivos para aumentar a lucratividade do portfólio global da empresa. O presidente da montadora, Rick Wagoner, disse que a montadora quer que os custos fixos da companhia correspondam a 25% da receita em 2010, em comparação com os 34% que representavam em 2005. "Acho que conseguimos reduzir ainda mais que isso", afirma Wagoner.

O plano é economizar 9 bilhões de dólares em custos estruturais a partir de 2007. Para isso, a GM precisa conquistar mudanças significativas nas negociações com os sindicatos de funcionários. A montadora diz que gasta cerca de 4 bilhões a 5 bilhões de dólares a mais com planos de saúde, em comparação com os seus concorrentes estrangeiros.

Hoje, a GM tenta manter sua liderança na produção global. A Toyota chega cada vez mais perto da montadora e planeja ultrapassar a sua produção já em 2007, de acordo com as suas projeções.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame