Negócios

Gerdau investe R$ 750 milhões em usina paulista

Recursos serão desembolsados em duas fases. O início da operação da fábrica está previsto para maio de 2005

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Gerdau decidiu acelerar os planos de construção da sua usina de Araçariguama, em São Paulo. A planta deve começar a operar em maio de 2005, com a ativação da aciaria. Em abril de 2006, entra em funcionamento a linha de laminação (etapa em que o material é transformado em produto final, como vergalhões). Anunciado em 2001, o projeto ficou em marcha lenta durante os últimos anos, enquanto a Gerdau esperava o fim da recessão no mercado interno. A usina consumirá investimentos de 750 milhões de reais.

Na primeira fase, serão gastos 500 milhões até 2006, entre recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fornecedores, outras instituições financeiras e da própria empresa. Nesta etapa, a aciaria da usina operará com capacidade instalada de 900 mil toneladas anuais e a laminação, 600 mil toneladas anuais. A segunda fase, a partir de 2006, requererá mais 250 milhões de reais para a ampliação da capacidade instalada. Ao final da expansão, a capacidade total instalada será de 1,3 milhão de toneladas de aço por ano, sendo 1,2 milhão de toneladas de vergalhões para construção civil (leia reportagem de EXAME sobre as lições da Gerdau para conquistar novos mercados).

Segundo a Gerdau, a nova usina atenderá o mercado interno, principalmente os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, atualmente abastecidos pela Gerdau Cosigua (no Rio de Janeiro) e Gerdau Divinópolis (Minas Gerais). Com a unidade de Araçariguama, a capacidade total instalada do grupo Gerdau nas Américas crescerá 8%, para 18 milhões de toneladas de aço por ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame