Exame Logo

Franquia social

No McDonald¿s, toda ação comunitária começa dentro de casa

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Este ano, o salário de Marcel Fleischmann, presidente do McDonald s no Brasil, vai depender mais do que de seu bom desempenho no comando de quase 600 lojas da rede espalhadas pelo país. Os 36 mil funcionários responderão a 15 questões sobre seu nível de satisfação com a companhia e com o trabalho. No mundo inteiro, o ritual será repetido. Os resultados da pesquisa Commitment Survey vão influenciar na remuneração dos líderes da corporação. Satisfação menor, remuneração menor. A partir do ano que vem a regra passa a valer também para os diretores.

O respeito e desenvolvimento dos funcionários é um dos principais valores do McDonald s. Este ano, a empresa foi a líder na pesquisa feita pelo Guia EXAME As 100 Melhores Empresas para Você Trabalhar em parceria com o Great Place to Work Institute. Nosso maior projeto social são nossas pessoas , diz Fleischmann. Em média, nossos funcionários influenciam mais seis pessoas diretamente. Não há como não ter um grande projeto como empregador.

Veja também

O recado é claro. As ações sociais do McDonald s são dirigidas para ou por seus funcionários. Um dos grandes papéis sociais que exercemos é dar confiança a nossos profissionais. Eles não aprendem apenas a fritar hambúrgueres, aprendem que podem sair daqui e trabalhar em qualquer outro lugar , diz Fleischmann. Anualmente 20 milhões de reais são dedicados a treinamentos. Em parceria com o Senac, os funcionários que concluem com bom aproveitamento o programa de treinamento da empresa recebem certificado da instituição como especialistas em qualidade e serviços. O próximo passo é firmar parcerias com universidades e ampliar o programa. A companhia também é conhecida por ter um plano de carreira estruturado e um programa de participação nos resultados e por dar oportunidades de carreira a todos os funcionários.

Todos os projetos sociais do McDonald s, sejam eles iniciativas da organização ou de seus franqueados, contam com o apoio dos funcionários. A responsabilidade social é um dos itens de um amplo documento desenvolvido neste ano e que apresenta crenças e valores. Os gerentes das lojas são responsáveis por disseminá-los em reuniões periódicas. Eles são reforçados por cursos e treinamentos. O desempenho de cada profissional e, portanto, sua remuneração, estão ligados também à capacidade de absorver e aplicar no dia-a-dia esses valores. O envolvimento dos funcionários nas causas sociais é tão grande que muitos restaurantes já publicam anualmente seu balanço social , diz Alcides Terra, diretor de recursos humanos. É uma maneira de prestar contas à sociedade e de mostrar a seriedade com que encaram os projetos.

Quando se fala em McDonald s e em cidadania corporativa, é impossível não pensar no McDia Feliz. O programa é a principal vitrine da ação social da empresa e a maior fonte de renda para os investimentos no combate ao câncer infantil. Em 2001 foram vendidos mais de 1,6 milhão de Big Macs, o que representou quase 7 milhões de reais, destinados às 64 instituições favorecidas pelo Instituto Ronald McDonald. Mas há outros inúmeros projetos. Um exemplo é o Caixa-Troco, programa que incentiva uma competição saudável entre os restaurantes das regionais para ver quem arrecada mais moedas para as instituições. Ele já gerou este ano 660 mil reais. Todos os meses os funcionários tentam melhorar seus números para liderar a competição. O Caixa-Troco é um exemplo de algo que partiu da organização, mas que logo foi adotado por todas as equipes dos restaurantes.

Apesar do combate ao câncer infantil ter sido escolhido como a principal causa a ser abraçada o McDonald s tem certeza dessa escolha e acha fundamental focar a ação em uma área para que se colham resultados efetivos e não se pulverizem recursos , há algumas inserções em outros campos. Muitas surgiram da iniciativa de franqueados do grupo. Uma delas está saindo da fase de teste para, em 2002, ser ampliada a outras localidades. É o projeto Saber em Movimento, parceria entre o McDonald s e a subsidiária brasileira da Coca-Cola que acontece em Santos, no litoral paulista, com apoio de um franqueado. O projeto funcionou como piloto na área de educação e esporte. Ao lado de cinco escolas municipais, a empresa está investindo em melhoria do espaço físico para esportes nos colégios, capacitação de professores para a interdisciplinaridade e potencialização de talentos esportivos, que são encaminhados para treinamentos no horário extraclasse.

Ao colocar valores como respeito ao funcionário e responsabilidade social em prática, o McDonald s tenta seguir um dos princípios de seu fundador, o americano Ray Kroc. Ele afirmava que era preciso devolver à comunidade o que a empresa recebia dela.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame