Exame Logo

Ford estuda vender a Volvo

A venda da marca sueca ajudaria a montadora americana a se desfazer de operações deficitárias e a mostrar disposição em tomar medidas radicais para se recuperar da crise

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Afetada por uma das mais sérias crises da história das montadoras, a Ford admitiu nesta segunda-feira (01º/12) estar avaliando possibilidades para a sua subsidiária sueca, a Volvo, entre elas uma “possível venda” da marca, informa o periódico americano Wall Street Journal.

O anúncio surge dias antes de uma apresentação da empresa no Congresso dos Estados Unidos, marcada para esta terça-feira, quando executivos da Ford vão se unir ao coro dos representantes da General Motors e da Chrysler no sentido de convencer os congressistas a aprovar uma ajuda de 25 bilhões de dólares às três montadoras.

Veja também

A Ford fez questão de frisar que a venda é apenas uma das possibilidades para a Volvo e que as eventuais mudanças fazem parte de um pacote de medidas mais amplo que a empresa americana vem tomando no sentido de “fortalecer seu balanço e garantir que a companhia terá recursos para implementar um plano de mudanças baseado em produtos”. Segundo o jornal inglês Financial Times, porém, a notícia de que empresa está disposta a se desfazer de um ativo importante pode estar relacionada à necessidade de demonstrar aos parlamentares e aos investidores que a empresa não poupará esforços para se recuperar – uma postura que daria mais credibilidade ao empréstimo estatal americano.

No fim de semana, representantes da Ford e da GM e do governo da Suécia já haviam se reunido no país europeu com o fim de avaliar alguma forma de apoio do Estado às subsidiárias das empresas americanas, respectivamente a Volvo e a Saab. Uma maneira de injetar dinheiro na Ford sem desrespeitar as diretrizes da União Européia nesta área seria direcionar os recursos para fundos de pesquisa e desenvolvimento das empresas. Os representantes suecos, porém, não garantiram ajuda.

Encontrar uma solução para a Volvo ajudaria a Ford a se livrar de um dos atuais ralos por onde escoa o dinheiro da montadora americana. A companhia sueca registrou prejuízo de 458 milhões de dólares no terceiro trimestre e encontra-se em meio a um processo de demissão de 6 mil empregados, 25% da sua mão-de-obra.As perdas refletem quedas nas vendas nos principais mercados da Volvo, especialmente no americano, onde a venda de carros de grande porte despencou nos últimos meses.

Analistas ouvidos pelo FT acreditam que a Ford terá dificuldade em encontrar um comprador para a Volvo, em razão do enxugamento da liquidez global, do alto nível de endividamento da empresa e da relativa integração dos processos produtivos da companhia sueca com os da matriz americana.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame