Disney deve fazer oferta por toda a Sky, diz órgão regulador britânico
Disney concordou em comprar os ativos da Fox, incluindo sua participação na Sky, em um acordo sujeito ao aval regulatório
Reuters
Publicado em 12 de abril de 2018 às 19h29.
Londres - O órgão regulador britânico informou que a Walt Disney deve se oferecer para comprar toda a Sky se adquirir uma fatia de 39 por cento da Twenty-First Century Fox e se a Fox, de Rupert Murdoch, for impedida de comprar toda a companhia europeia de TV paga.
A Fox concordou com uma oferta para comprar toda a Sky 17 meses atrás, mas ainda aguarda aprovação regulatória, enquanto a Disney concordou em comprar os ativos da Fox, incluindo sua participação na Sky, em um acordo separado também sujeito ao aval regulatório.
A decisão significa que se a oferta da Fox pela Sky for rejeitada pelo governo em junho por causa da influência de Murdoch na mídia, a Disney terá que fazer a mesma oferta aos acionistas se e quando assumir o controle dos ativos da Fox.
A Disney informou que não deveria ser forçada a fazer uma oferta por toda a Sky, em linha com a proposta existente da Fox, se adquirir os ativos da Fox, mas o Painel de Aquisições do Reino Unido decidiu nesta quinta-feira que a empresa deve se equiparar ao preço 10,75 libras por ação proposto pela Fox.
Analistas afirmaram que a Disney queria dispensa especial para ter mais flexibilidade sobre se ou quando fará a oferta pelo restante da Sky, caso compre apenas uma fatia de 39 por cento da Fox.
Contudo, o Painel de Aquisições informou considerar que garantir o controle da Sky possa ser razoavelmente visto como um propósito significativo da Disney de adquirir o controle da Fox, e que a proposta deve ser feita em até 28 dias após a compra de ativos.