Exame Logo

Delta Air Lines e Northwest Airlines negociam criação da maior aérea do mundo

Companhias trocam informações sobre possível fusão; acordo pode sair nas próximas semanas

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

As americanas Delta Airlines e Northwest Airlines negociam um acordo para fundir-se e criar a maior companhia aérea do mundo, superando a American Airlines em passageiros, de acordo com o serviço de notícias online da Bloomberg. A Delta é a terceira maior aérea dos Estados Unidos e a Northwest, a quinta. Juntas, as empresas transportaram 176 milhões de pessoas no ano passado. O acordo pode ser divulgado nas próximas semanas.

As empresas apresentaram um plano detalhado ao sindicato de aeronautas dos Estados Unidos. O apoio dos funcionários é vital para o negócio. Os líderes do sindicato de pilotos vão se encontrar em 14 de fevereiro, em Washington, com representantes de outros sindicatos ligados ao setor aéreo, como o de comissários de bordo e o de transportes, para discutir a questão. No ano passado, o sindicato dos aeronautas ajudou a Delta a rechaçar uma oferta hostil de compra, lançada pela US Airway.

Veja também

Dois pontos-chave para conquistar o apoio dos trabalhadores são o plano de carreira dos pilotos e eventuais cortes de funcionários. O plano de carreira é importante porque define o tipo de remuneração, escalas de trabalho e o porte das aeronaves que o piloto pode comandar. Pelas normas americanas, os pilotos não podem carregar para outra companhia as vantagens já acumuladas em outra.

A união poderia ajudar os pilotos a recuperarem parte dos benefícios perdidos durante os processos de recuperação judicial das companhias, entre 2005 e 2007. Os investidores esperam que as aéreas conquistem rapidamente o apoio dos sindicatos, pois vêem positivamente o negócio. "O mercado deseja assistir à fusão da Northwest com a Delta", afirmou Howard Wheeldon, estrategista da BCG Partners, de Londres, à Bloomberg.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame