De Hummer a F150: ícones beberrões que se tornarão ambientalmente corretos

Montadoras preparam a chegada de modelos que historicamente consumiram mais combustível - mas que arrastam legiões de fãs - em versões elétricas e híbridas

Os vultosos investimentos da indústria automotiva vêm aumentando consideravelmente a eficiência energética dos veículos. Mas não foi sempre assim. Mesmo ícones entre os entusiastas acabavam “incomodando” pelo seu alto consumo de combustível – em relação a modelos de menor porte – e níveis de emissões.

Agora, as montadoras se preparam para vender versões mais limpas de veículos que continuam sustentando uma legião de fãs.

As empresas já vêm lançando versões elétricas e híbridas de modelos campeões de vendas, como é o caso do Golf, da Volkswagen; Fiat 500; Toyota Corolla, entre outros.

Mas são os carrões emblemáticos que agora ganharam a atenção das montadoras e vão chegar ao consumidor em versões mais limpas. Confira alguns deles:

 

Defender

Defender híbrido plug-in

Defender híbrido plug-in (Land Rover/Divulgação)

Do Reino Unido para o mundo, há 70 anos a Land Rover ganha seguidores e o fora-de-estrada Defender tem público cativo. Nesta semana, a marca mostrou sua versão híbrida plug-in, com cerca de 43 quilômetros de autonomia no modo exclusivamente elétrico.

 

Hummer

Teaser do Hummer 100% elétrico

Teaser do Hummer 100% elétrico (GM/Divulgação)

Pode-se dizer que a Hummer causava “amor e ódio” (até a sua extinção em 2010). Tornou-se símbolo de status nos Estados Unidos, mas recebia críticas justamente por ser um veículo que ocupa (muito) espaço com bastante consumo de combustível. Nas últimas semanas, porém, a General Motors vem divulgando teasers do novo modelo 100% elétrico da marca GMC, de 1.000 hp de potência. O formato novo será de uma picape. Atrairá novos apaixonados na versão zero emissões?

 

F-150

Protótipo do F-150 elétrico: capaz de puxar 10 vagões Protótipo do F-150 elétrico: capaz de puxar 10 vagões

Protótipo do F-150 elétrico: capaz de puxar 10 vagões (Ford/Divulgação)

A picape F-150, da Ford, dispensa apresentações: há quatro décadas é o veículo mais vendido do mercado americano. A montadora anunciou recentemente sua versão híbrida para não ficar de fora de um mercado que está em grande transformação.

 

RAM 1500

RAM com motor ecodiesel

RAM com motor ecodiesel (RAM/Divulgação)

A RAM, conhecida por suas grandes picapes, deve lançar em breve uma versão “híbrida leve” da sua campeã de vendas 1500, com um sistema elétrico que dá apoio ao motor principal — mas não chega a movimentar o veículo. Com o mecanismo, espera-se que consuma muito menos combustível.

 

Bronco

Bronco na versão a combustão

Bronco na versão a combustão (Ford/Divulgação)

Sem confirmação oficial, a Ford deve lançar uma versão híbrida do fora-de-estrada Bronco. Aliás, o modelo icônico acaba de retornar ao mercado após 24 anos.

 

Todos estes modelos não têm previsão de chegada ao Brasil.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.