Negócios

CST reverte prejuízo e ganha R$ 590 milhões no semestre

A Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) teve lucro de 590 milhões de reais e reverteu o prejuízo de 172 milhões, registrado no mesmo período do ano passado. O resultado trimestral impulsionou a recuperação: o lucro foi de 318 milhões de reais nos últimos três meses. No segundo trimestre de 2002 o prejuízo havia sido de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) teve lucro de 590 milhões de reais e reverteu o prejuízo de 172 milhões, registrado no mesmo período do ano passado. O resultado trimestral impulsionou a recuperação: o lucro foi de 318 milhões de reais nos últimos três meses. No segundo trimestre de 2002 o prejuízo havia sido de 145 milhões de reais.

De acordo com a CST, o desempenho da empresa no segundo trimestre foi beneficiado pela alta dos preços da placa de aço no mercado internacional e por ganhos obtidos com a variação cambial. No mesmo período do ano passado, esses fatores foram alguns dos responsáveis pelo mau desempenho da companhia.

A receita operacional líquida trimestral da CST foi de 921 milhões de reais, um aumento de 58% em comparação com o segundo trimestre de 2002. Segundo a CST, a expansão reflete o aumento do preço das placas de aço no mercado internacional. O preço médio das placas da CST no trimestre passado ficou em 238 dólares por tonelada, 42% superior ao preço médio no segundo trimestre de 2002. De acordo com a companhia, esse preço foi o mais alto dos últimos três anos.

Com relação ao primeiro trimestre deste ano, porém, a receita baixou 7%, devido ao impacto da valorização de 14% do real perante o dólar no faturamento das exportações. A valorização cambial apurada no intervalo reduziu a receita das exportações contabilizada em reais, mas contribuiu com ganho financeiro para o resultado final. A empresa registrou receita financeira líquida de 164 milhões de reais no trimestre.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame