Exame Logo

CSN negocia compra da americana AK Steel, diz Financial Times

ThyssenKrupp, Evraz e Severstal também estariam interessados na companhia

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A internacionalização da CSN, um projeto que a levou a disputar, sem sucesso, a aquisição de siderúrgicas estrangeiras nos últimos anos, pode ganhar um novo impulso. Segundo artigo do site DealReporter, reproduzido pelo jornal britânico Financial Times, a CSN negocia a compra da americana AK Steel. Foi a empresa sediada em Ohio que tomou a iniciativa de procurar interessados em adquiri-la. A AK Steel deseja um acordo que envolva apenas pagamento em dinheiro. Seu valor de mercado é de 7,125 bilhões de dólares, de acordo com a Thomson Financial.

As conversas começaram há dois meses, incentivadas pelos acionistas preocupados com a constante queda das ações na Bolsa de Nova York. Após atingir um pico de 73 dólares por papel, a cotação oscilou ao redor de 60 dólares entre abril e junho. Mesmo a divulgação de um lucro trimestral recorde, na semana passada, não animou o mercado, que negociava os papéis por cerca de 50 dólares. Os rumores de uma eventual venda da empresa, porém, estimularam uma forte alta das ações nos últimos dias. Nesta quinta-feira (31/7), os papéis fecharam cotados a 63,50 dólares.

Veja também

Preço alto

Ao colocar a empresa à venda, os acionistas esperam que o preço ofertado pelos interessados represente um prêmio significativo sobre a média da cotação dos últimos meses. Outras fontes, porém, dizem que eles se contentariam se a oferta fosse próxima do pico de 70 dólares registrado há alguns meses.

Para alguns analistas, os bancos de investimento que assessoram a AK Steel estão pedindo um preço "irreal" pela companhia. "A empresa precisa reduzir sua expectativa de preço para um nível mais realista, se quiser fechar algum negócio", afirmou uma fonte a par das conversas. Além da CSN, a AK Steel também negocia com a ThyssenKrupp, Evraz e Severstal.

A AK Steel é uma produtora de aços planos, com clientes nos setores automotivo, de construção civil e elétrico. Com 6.500 empregados, mantém operações em sete unidades distribuídas por quatro estados americanos. No ano passado, produziu 6,5 milhões de toneladas de aço e faturou 7 bilhões de dólares. É justamente sua grande carteira de clientes no setor automotivo que pressiona os papéis da empresa na bolsa, diante das recentes quedas de vendas das grandes montadoras nos Estados Unidos.

Em valor de mercado, a CSN é quatro vezes maior que a AK Steel. De acordo com a Central do Investidor do Portal EXAME, a CSN ( CSNA3 ) é avaliada em 48,920 bilhões de reais, ou 31,318 bilhões de dólares, pelo fechamento do dólar desta quinta.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame