Negócios

Companhias aéreas transportam 7% menos passageiros

O número de passageiros transportados em vôos domésticos nacionais apresenta uma queda de 7% no acumulado do ano (janeiro a maio), de acordo com dados do Departamento de Aviação Civil (Dac). Só no mês de maio, a queda foi de 16%. A taxa de ocupação (número de passageiros transportados em relação ao número de assentos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

O número de passageiros transportados em vôos domésticos nacionais apresenta uma queda de 7% no acumulado do ano (janeiro a maio), de acordo com dados do Departamento de Aviação Civil (Dac). Só no mês de maio, a queda foi de 16%. A taxa de ocupação (número de passageiros transportados em relação ao número de assentos oferecidos) está, em média, 57% - estável em comparação ao período de janeiro a maio do ano passado.

De acordo com os números do DAC, as companhias aéreas ofereceram, de janeiro a maio deste ano, 6,1% a menos de assentos em suas aeronaves. A maior variação negativa ficou por conta do Grupo Varig, que colocou a venda 16% a menos de passagens.

No transporte de passageiros, entretanto, a TAM teve o resultado mais negativo: vendeu 19% a menos passagens do que no ano passado. Há duas semanas, a empresa divulgou um prejuízo líquido de 605,7 milhões de reais em 2002, correspondente a mais de dez vezes a perda de 56 milhões registrada em 2001. As perdas, atribuídas à alta de 52,6% do dólar em relação ao real e ao reajuste de 107% no preço do combustível de aviação, foram atenuadas pelo lucro de 14 milhões de reais no quarto trimestre.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame