Negócios
Acompanhe:

Como investir e diferenciar modas passageiras de tendências duradouras?

Aprenda a investir de forma assertiva nos próximos anos. Em parceria com a EXAME, Future Dojo e Ace liberam masterclass gratuita sobre futurismo. Confira agora

A partir de algumas ferramentas é possível visualizar todo o caminho que as modas seguem para se tornarem tendências ou ficarem apenas no modismo (Getty Images/Reprodução)

A partir de algumas ferramentas é possível visualizar todo o caminho que as modas seguem para se tornarem tendências ou ficarem apenas no modismo (Getty Images/Reprodução)

F
Future Dojo

Publicado em 7 de novembro de 2022, 13h09.

Última atualização em 7 de novembro de 2022, 13h39.

As pessoas adoram discutir sobre tendências. Ouvir sobre novas tecnologias e comportamentos sociais que estão surgindo sempre nos dá a esperança de conseguir algo novo.

No entanto, como saber se o que você está investindo é realmente algo a longo prazo? A gerente especialista em inovação da Ace, Tamiris Dinkowski, te ensina a estudar o futuro como ciência e sair do achismo sobre o que vale a pena — ou não — estudar.

Você quer conferir a masterclass gratuita sobre futurismo da EXAME em parceria com a Future Dojo? Se inscreva agora mesmo: Como diferenciar modas passageiras de tendências duradouras

A maioria dos executivos não consegue nomear três tendências futuras e como elas afetarão sua organização. E para ser justo, ninguém é ensinado sobre isso.

Tudo o que o mercado faz é te encher de informações sobre as tendências mais quentes e esperar que você chute a que for melhor para você. Mas a grande verdade é que, para os especialistas, você consegue não prever, mas “hackear o futuro”.

Mas quais as principais diferenças entre tendências e modismos?

Bom, segundo a especialista, tendências resolvem problemas e se fortalecem com o tempo. Enquanto modismos, normalmente têm poder de encantamento, despertando interesse de grande parte da população.

Mas existe uma forma mais técnica de observar se uma tendência será duradoura, ou apenas “uma forte onda passageira”. É o que Tamiris chama de “Gráfico do Hype Cycle”. No qual toda onda começa pelo gatilho da inovação e passa por uma série de passos até se tornar algo de real longo prazo.

É um processo longo para explicar nessa matéria, mas você pode aprender de graça por tempo limitado.

Se você quer conferir a aula, basta clicar no link a seguir: Clique aqui para conferir a Masterclass gratuita

Confira um pouco do que você vai aprender na aula:

O que é futurologia e como aproveitar

Existe uma forma de você olhar para o futuro, assim como um historiador olha para o passado: através de dados e ciência. Aprenda como identificar o que pode te gerar o máximo de retorno financeiro possível em curtos e longos prazos

Hype Cycle: o gráfico para diferenciar tendência de modismo

Existem duas variáveis que você precisa analisar: Expectativa x tempo. Tamiris vai te ensinar através de um gráfico todo o caminho que as modas seguem para se tornarem tendências ou ficarem apenas no modismo.

Os 5 passos para você identificar qual momento investir

Como identificar em que momento investir? É impossível prever o futuro… mas através de cinco passos, você cria cenários com alta taxa de assertividade para saber quando e como entrar em cada lançamento.

Tamiris explica isso tudo em uma masterclass gratuita, de menos de 30 minutos. A masterclass foi feita pela Future Dojo, que é a escola de inovação criada em parceria entre a EXAME e a Ace. Para conferir, basta se inscrever pelo link: Quero me inscrever na masterclass