Exame Logo

Canal de TV Weather Channel é posto à venda por US$ 5 bi

Negócio atrai grandes grupos de mídia, como a News Corp. e a Comcast

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O Weather Channel, maior e mais famoso canal de previsões do tempo da TV a cabo, vai ser posto à venda pela sua controladora, a Landmark Communications. O valor do negócio pode chegar a 5 bilhões de dólares, segundo o jornal americano The New York Times.

A oferta atraiu a atenção de grandes grupos de mídia, como a NBC - uma unidade da General Electric -, a australiana News Corporation e a Comcast. Para ilustrar o interesse que o canal de previsões climáticas despertou no mercado, uma fonte consultada pelo NYT o comparou a uma "propriedade em frente ao mar".

Veja também

Algumas razões explicam a disputa. A primeira é que o Weather Channel é um dos últimos canais de TV a cabo ainda em mãos de um grupo familiar - a Landmark Communications, sua proprietária, pertence à família Batten. Outro motivo é o forte crescimento da sua audiência, desde que a programação passou a incluir também a cobertura mais detalhada de grandes fenômenos climáticos ao redor do mundo, como furacões e tempestades. O canal incorporou ainda programas sobre as mudanças climáticas em curso, assumindo uma posição muitas vezes polêmica sobre o assunto.

Além disso, o Weather Channel é visto pelos anunciantes como bastante imune ao impacto de novas tecnologias, como os gravadores digitais de vídeo, que permitem ao telespectador maior controle sobre os horários e o conteúdo da programação de TV a que assistirá. A mesma resistência é apresentada pelas transmissões ao vivo de partidas esportivas, segundo os especialistas.

Peso da web

Por fim, o acordo também envolverá o seu site, weather.com. Hoje, ele é o 18º dos Estados Unidos na categoria mídia, com 32 milhões de visitantes únicos em novembro. Esse tráfego supera, por exemplo, o de grandes grupos como o canal de notícias CNN e o site de relacionamentos Facebook, de acordo com dados da Nielsen/NetRatings.

O site mantém dezenas de parcerias com grandes companhias de mídia. Em outubro, para se ter uma idéia, foi fechado um acordo para fornecer previsões do tempo ao MySpace, outro grande site de relacionamentos controlado pela News Corp. Yahoo e America Online (AOL) são outros exemplos de parcerias.

Segundo o NYT, o banco de investimentos JP Morgan Chase está assessorando os Batten na venda do Weather Channel. A família também deve vender outros ativos da Landmark Communications. Essa parte do negócio está sob assessoria do Lehman Brothers. Atualmente, a Landmark controla nove jornais diários e mais de cem publicações não periódicas. O grupo faturou 1,75 bilhão de dólares em 2006 e conta com 12.000 funcionários - dos quais, 800 alocados no Weather Channel. Seu lucro não foi divulgado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame