Exame Logo

Call center vai ajudar pequena empresa a exportar

São Paulo, 12 de agosto (Portal EXAME) As pequenas empresas interessadas em atuar no mercado internacional ganham nesta quarta-feira (13/8) um novo serviço: a Central de Atendimento ao Exportador, um call center para consultas por telefone e internet, voltado tanto a empresas que nunca exportaram como a aquelas que já têm experiência em comércio internacional. […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

São Paulo, 12 de agosto (Portal EXAME) As pequenas empresas interessadas em atuar no mercado internacional ganham nesta quarta-feira (13/8) um novo serviço: a Central de Atendimento ao Exportador, um call center para consultas por telefone e internet, voltado tanto a empresas que nunca exportaram como a aquelas que já têm experiência em comércio internacional. A central foi viabilizada a partir de uma parceria entre Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) e a BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros).

Com o serviço, o Sebrae-SP divulgará informações sobre promoção comercial (feiras, rodadas de negócios, painel de oportunidades, missões empresariais, projetos comprador e vendedor), formação de consórcios de exportação e programa setorial integrado. De acordo com os coordenadores do projeto, a central também será uma fonte de informações para ajudar na elaboração de políticas públicas. A análise das consultas e das dúvidas mais freqüentes permitirá visualizar com maior clareza os gargalos inibidores à atividade exportadora , diz Luiz Álvaro Siqueira Bastos, gerente da unidade de Comercialização do Sebrae-SP.

Veja também

João Carlos Meirelles, secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, responsável pelo serviço, afirma que a central facilitará o dia-a-dia do pequeno empresário interessado em exportar. Será o preenchimento de uma lacuna imensa que existe hoje, que é a dificuldade de acesso de informações completas seja pela pequena, média ou grande empresa. Na avaliação de Meirelles, O impacto no volume de exportações será sentido a partir de 2004. As exportações das pequenas empresas de confecção, calçados, cerâmica, móveis, entre outros produtos, deve chegar a 300 milhões de dólares.

A Central de Atendimento é a primeira etapa para a implantação do Centro de Logística de Exportação (PoupaTempo Exportador), criado pelo governo estadual em março deste ano com o objetivo de facilitar o acesso às operações de importação e exportação. Instalado numa área da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o centro está sendo estruturado para funcionar como um pólo de exportações paulistas, reunindo no mesmo local todos os envolvidos na prestação de serviços ligados à atividade de comércio exterior. Haverá espaços para a recepção de missões compradoras, instalação de show-room permanente, treinamento e realização de palestras e rodadas de negócios.

Nesta primeira etapa, os interessados que utilizaram o call center deverão encaminhar suas dúvidas e aguardar um resposta em até 48 horas. Foram estruturados um banco de dados e websites que integram as principais ferramentas já disponíveis para quem quer exportar. O call center atenderá pelo telefone 0300 789 8445 e também pode ser acessado pela internet. Clique aqui,para conferir.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame