As 10 maiores fusões e aquisições de 2010
No ano passado, foram anunciadas 143 operações no Brasil com um volume total de 184,8 bilhões de reais
Da Redação
Publicado em 18 de fevereiro de 2011 às 20h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h36.
São Paulo - A maior operação de 2010 foi anunciada ainda em julho, quando a Telefônica comprou 50% da Brasilcel – correspondente à participação da Portugal Telecom - e obteve o controle da Vivo por 18,2 bilhões de reais. A operação envolveu diversas revisões de oferta e até a golden share (poder especial de veto) do governo português para impedir que a venda fosse adiante. A Telefônica desembolsou 4,5 bilhões de euros no fechamento da operação, um bilhão de euros em 31 de dezembro de 2010 e dois bilhões, que completam o pagamento, em 31 de outubro de 2011. A operação foi uma das que impulsionou a grande participação do setor de TI/Telecom no montante total de operações de 2010. Dos 184,8 bilhões de reais anunciados em fusões e aquisições no ano, 18% veio de operações envolvendo empresas de TI/Telecom – foi o setor com a maior participação no valor total no ano.
São Paulo – Em agosto a chilena LAN e a TAM assinaram um memorando de entendimentos com o objetivo de unir suas operações. O contrato de 14,4 bilhões de reais criou a 11ª maior companhia aérea do mundo. Mas, por enquanto, a operação está suspensa. O Tribunal de Defesa da Livre Concorrência (TLDC), do Chile, aceitou o pedido da Associação Nacional de Consumidores e Usuários do Chile (Conadecus) para investigar a participação de mercado abusiva que a Lan tem hoje naquele país. O julgamento demora entre seis e oito meses. A negociação foi anunciada pelas aéreas como uma fusão, mas a Anbima considera que toda operação tem uma empresa alvo - nesse caso, o alvo era a TAM, que possui, após a operação, uma participação de 24% na holding Latam, que coordenará as operações de ambas agora.
São Paulo – Na última segunda-feira (14/02), a Cosan e a Shell apresentaram a Raízen. A empresa é resultado da joint-venture criada em fevereiro de 2010 e avaliada em 11,6 bilhões de reais. A empresa nasce com valor de 20 bilhões de reais e um faturamento estimado em 50 bilhões de reais. A Raízen contará com 23 usinas, herdadas da Cosan, com capacidade de moagem de cana-de-açúcar de 62 milhões de toneladas por ano. O processo de integração das unidades das duas companhias está ainda em andamento e deve ser concluído até o final do primeiro semestre do ano. A operação impulsionou a participação do setor do agronegócio no volume total de fusões e aquisições do primeiro semestre de 2010. O setor respondeu por 13,2% dos 184,8 bilhões de reais das operações anunciadas em 2010, segundo a Anbima.
São Paulo – Em 2010 a Portugal Telecom vendeu sua fatia na Vivo - na maior operação em valor do ano - e comprou uma participação de 23,6% na Oi, por cerca de 9 bilhões de reais, segundo a Anbima. A parceria poderá resultar também na aquisição de uma participação pela Telemar de até 10% da Portugal Telecom. Com as operações, a Oi terá direito a participar do conselho de administração da Portugal Telecom, enquanto a portuguesa também terá direito a um representante no Conselho da companhia brasileira. As compras de participações em cada empresa se deram por uma série de operações. De sua parte, a Portugal Telecom vai comprar participações minoritárias em dois acionistas controladores da Oi, a AG Telecom, do grupo Andrade Gutierrez e a La Fonte Telecom, do grupo Jereissati. Além disso, a empresa portuguesa também vai comprar participação direta na Telemar Participações.
São Paulo - A produtora norueguesa de alumínio Norsk Hydro comprou os negócios de alumínio da Vale por 8,5 bilhões de reais em maio de 2010. A Vale permanecerá exposta ao negócio de alumínio através de uma participação acionária na empresa combinada. A Norsk Hydro informou em dezembro que a aquisição dos ativos de alumínio da Vale deve ser concluída no primeiro semestre de 2011, em vez de no quarto trimestre de 2010, como previsto inicialmente. A companhia atribuiu o atraso a direitos de mineração e à aprovação de processos regulatórios no Brasil. A Hydro é uma companhia produtora integrada de alumínio com sede em Oslo, Noruega, e que possui participações em fundições na Noruega e em outros países, assim como participações em operações de alumina e bauxita, incluindo Alunorte, CAP, Alumina Partners da Jamaica e MRN.
São Paulo - A Vale comprou 100% dos ativos de fertilizantes da Bunge (Bunge Participações e Investimentos) por 7 bilhões de reais em janeiro de 2010. A compra dos ativos da Bunge confirma o interesse da mineradora em crescer rapidamente no mercado de fertilizantes, segundo a Vale. A Bunge possuía operações e participações em empresas de fertilizantes, sendo a segunda maior produtora de fertilizantes fosfatados no Brasil. As plantas respondem por 14,2% do consumo total do país, segundo a Vale, e conta com duas minas de rocha fosfática - uma em Araxá (MG) e outra em Cajati (SP).
São Paulo – No primeiro semestre a British Petroleum comprou as operações da Devon Energy Corporation no Brasil por 5 bilhões de reais. Os "ativos brasileiros" representam um amplo portfólio de exploração em águas profundas na costa brasileira. Na época do acordo, analistas disseram que a parte mais importante para a BP era a que se referia às reservas submarinas brasileiras. Quando completada a transação, é esperado que os funcionários da Devon no Brasil participem da BP. A negociação foi uma das 12 do ano entre empresas estrangeiras com empresas-alvo brasileiras. As doze operações movimentaram 40,8 bilhões de reais e corresponderam a 22,8% das operações do período, em valor. Em 2009 foram registradas três operações entre empresas estrangeiras com empresa alvo brasileira.
São Paulo – A Braskem comprou participações da Unipar por 4,9 bilhões de reais no primeiro semestre de 2010. O setor de química e petroquímica respondeu por 3,7 % do valor total de 184,8 bilhões de reais de fusões e aquisições anunciadas em 2010. Dentre as 143 operações registradas, 2,8% foram de química e petroquímica. A Braskem foi formada em agosto de 2002. Em maio de 2009 ela incorporou a Petroquímica Triunfo, integrando uma planta com capacidade de produção de 160 mil toneladas/ano de polietileno de baixa densidade, copolímero de etileno e acetato de vinila (EVA).
No início de 2010, a Braskem anunciou as aquisições da brasileira Quattor e dos negócios de polipropileno da americana Sunoco Chemicals, criando a Braskem America e ampliando para 29 suas unidades industriais. Atualmente, a Braskem produz mais de 15 milhões de toneladas/ano de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.
São Paulo - A Embratel adquiriu a totalidade das ações preferenciais da Net ofertadas em leilão realizado em 7 de outubro de 2010. O valor total da operação de aquisição do controle da Net foi de 4,6 bilhões de reais, segundo a Anbima. A oferta pública de aquisição (OPA) das ações da Net pela Embratel foi adiada duas vezes, primeiro de 9 para 29 de setembro e então para 7 de outubro. A Embratel conseguiu adquirir um total de 143,9 milhões de ações preferenciais ao preço de 23 reais por papel. Como a adesão dos acionistas à oferta foi superior a dois terços, a oferta foi estendida até 13 de janeiro de 2011, para que os acionistas que não aderiram possam vender suas ações.
São Paulo – A Qatar Holding adquiriu 5% do Banco Santander Brasil em outubro de 2010. O valor da operação foi de 4,5 bilhões de reais, segundo a Anbima. Este investimento torna a Qatar Holding, a matriz do fundo soberano de investimento do Catar, um parceiro estratégico do Grupo Santander no Brasil e no resto da América Latina, informou o banco na época do negócio. Além disso, com esta operação o Santander deu mais um passo em seu compromisso para que a sua filial brasileira tenha um "free float" - ações em circulação no mercado - de 25% até o final de 2014. O setor financeiro respondeu por 8,6% do valor de 184,8 bilhões de reais em fusões e aquisições em 2010. Do total de 143 operações anunciadas, o setor respondeu por 7,0% em número.
Mais lidas
Mais de Negócios
'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUACatarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas doresStartups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificialUm erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões