Exame Logo

As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta terça

Mantega negocia com Bradesco saída de Agnelli da Vale; contenção de gastos ajuda a controlar inflação, diz Tombini

Obras paradas na Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia (ABr/Wikimedia Commons)

Diogo Max

Publicado em 22 de março de 2011 às 19h59.

São Paulo - Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia até agora:

1 - Mantega negocia com Bradesco saída de Agnelli da Vale. Depois de dois anos de bombardeio pela imprensa, o governo pediu pela primeira vez ao Bradesco, de forma direta, o cargo de Roger Agnelli, presidente-executivo da Vale.

Veja também

2 - Contenção de gastos ajuda a controlar inflação, diz Tombini. O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou hoje que a contenção de gastos anunciada pelo governo federal ajuda no esforço de combate à inflação.

3 - Obras da hidrelétrica de Santo Antônio seguem paradas. As empresas que constroem a usina hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), tentaram sem sucesso retomar as obras paralisadas desde o final da última semana. Na manhã de hoje, 150 ônibus com trabalhadores chegaram a entrar no canteiro de obras, mas, logo que desceram dos veículos, os operários anunciaram que não iriam trabalhar.

4 - Com Agre, lucro da PDG cresce 60% em 2010.
O lucro líquido da PDG Realty cresceu 60% em 2010 na comparação com o ano retrasado. Os ganhos da construtora acumulados no ano atingiram 875 milhões de reais. Em 2009, o lucro da PDG somou cerca de 340 milhões de reais.

5 - Sony suspende produção em 5 fábricas no Japão por falta de peças. A empresa japonesa Sony anunciou que decidiu suspender temporariamente a produção em cinco de suas fábricas no Japão diante da falta de componentes após o terremoto que sacudiu o nordeste do país no dia 11 de março.

6 - Tragédia no Japão prejudica produção da Nokia. A Nokia afirmou que a distribuição e entrega de alguns de seus produtos deve sofrer algum atraso por causa do terremoto e o tsunami que devastaram a costa japonesa.

7 - EUA: crise no Japão paralisa linha de produção da GM. Uma linha de produção da filial da General Motors (GM) em Buffalo (nordeste dos EUA) está parada porque fabrica motores para uma fábrica do sul do país, onde a produção também foi paralisada pela falta de peças procedentes do Japão após o terremoto.

8 - Hyundai Caoa investe mais R$ 600 milhões no Brasil. O grupo Hyundai Caoa do Brasil, do empresário brasileiro Carlos Alberto de Oliveira Andrade, está investindo este ano R$ 600 milhões na fábrica de Anápolis (GO) para iniciar a produção, em abril, do caminhão leve HD 78 e, em 2012, do utilitário-esportivo ix35.

9 - Francesa Lactalis amplia participação na italiana Parmalat. O grupo francês de laticínios Lactalis ampliou sua presença na italiana Parmalat ao elevar a participação na companhia para quase 30 por cento, colocando pressão sobre potenciais interessados italianos.

10 - Empresas não se dedicam à retenção de deficientes. Apesar dos esforços para cumprir a legislação, que garante a reserva de vagas para deficientes em empresas com pelo menos 100 funcionários, apenas 6% das empresas brasileiras possuem um plano para reter esses empregados, segundo um levantamento feito pela Plura Consultoria e Inclusão Social com 71 empresas de vários setores, entre agosto e novembro de 2010.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame