As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta quinta
Fusão cria maior empresa de laticínios do Brasil; aeroviários suspendem greve prevista para hoje
Da Redação
Publicado em 23 de dezembro de 2010 às 12h24.
1- Repsol venderá 3,3% da YPF na Argentina por U$ 500 mi. A empresa vem agindo para reduzir sua exposição ao país. Se os acordos forem concluídos, a Repsol irá diluir sua fatia na YPF para 80%. Anteriormente, a companhia havia afirmado que queria reduzir esse total para pouco mais de 50%.
2- Fusão cria maior empresa de laticínios do Brasil. A fusão da Bom Gosto com a LeitBom criou a LBR, Lácteos Brasil, com faturamento anual de cerca de 3 bilhões de reais e captação anual de mais de 2 bilhões de litros de leite. O novo conglomerado reunirá marcas como Parmalat, LeitBom, Paulista e Poços de Caldas.
3 - Donos da LAN reorganizam sociedades para fusão com a TAM. O grupo chileno Cueto, controlador da companhia aérea LAN, anunciou na quarta-feira que vai reestruturar suas sociedades para simplificar a gestão de seus ativos de olho em uma fusão com a brasileira TAM. O grupo transferirá suas ações desde várias sociedades a uma só, a Inversiones CVA, com a qual vai controlar indiretamente a LAN.
4 - José Alencar tem grave hemorragia após passar por cirurgia de emergência. Vice-presidente foi hospitalizado ontem, apenas cinco dias depois de ter recebido alta, após passar 25 dias internado. Esta foi a 17ª cirurgia. De acordo com informações do hospital, Alencar já está respirando sem a ajuda de aparelhos e não está mais sedado.
5 - Cereser aposta em rum para conquistar o Nordeste. Dona das marcas Chuva de Prata e Sidra Cereser, fabricante amplia seu leque de produtos para ter uma receita menos dependente das vendas de sidras
6- Santander terá dois novos comitês em 2011. Depois de pouco mais de dois anos na presidência da operação brasileira do Santander, Fábio Barbosa deixará o cargo para assumir o conselho de administração da instituição. O novo presidente do banco será Marcial Portela, atual diretor geral do grupo.
7 – Decisão judicial faz a greve dos aeroviários ser cancelada. A greve nacional dos aeroviários, que estava marcada para hoje foi suspensa. Na noite de ontem, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho havia concedido liminar determinando que ao menos 80% dos aeronautas e aeroviários trabalhassem. Multa diária de 100.000 reais em caso de uma paralisação provocou desistência.
8 - Real valoriza 108% frente ao dólar no governo Lula. O real é a moeda que mais se valorizou em relação ao dólar na comparação com o euro e com outras sete moedas latino americanas. Política de moeda fraca feita pelos Estados Unidos auxiliou na valorização de outras moedas, segundo especialista.
9 - Venezuela prepara lei para impor controle estatal ao gás. Medida também prevê aumento de impostos e afeta de maneira direta empresas estrangeiras com licença de exploração e produção de gás no país, como a norte-americana Chevron, a italiana Eni, a espanhola Repsol, a russa Gazprom e a francesa Total.
10 - FGV: IPC-S sobe 0,87% na semana até o dia 22. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) desacelerou pela segunda vez consecutiva. Das sete classes de despesa usadas para cálculo do IPC-S, quatro apresentaram decréscimos em suas taxas de variação de preços. A principal contribuição para a taxa menor do IPC-S partiu do grupo alimentação.