Exame Logo

Anglo American anuncia recompra de ações de empresa no Brasil

Mineradora quer recomprar todas as ações da antiga IronX que estão em poder dos minoritários

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A mineradora Anglo American anunciou nesta sexta-feira que fará uma oferta de recompra de todas as ações da Anglo Ferrous Brazil - antiga Ironx, empresa brasileira de mineração cujo controle já havia sido comprado pela Anglo American do empresário Eike Batista. A proposta envolve o pagamento de 28,14 reais por cada ação negociada sob o código IRONX3 em poder dos minoritários. A adesão à proposta vai até o dia 1º de dezembro. Às 11h15, as ações da Anglo Ferrous Brazil subiam 0,92%, cotada a 28,53 reais.

Segundo comunicado, as aquisições serão “de todas a e quaisquer ações ordinárias em circulação, sem valor nominal (incluindo ações ordinárias representadas por Global Depositary Shares) da Anglo Ferrous Brazil S.A., pelo preço de 28,14 reais por ação ordinária, acrescido de juros efetivos no Sistema Especial de Liquidação e Custodia imediatamente aplicado a partir e incluindo 6 de agosto de 2008, até, e incluindo, a data de liquidação da oferta pública”.

Veja também

Toque de Midas

A venda da antiga Ironx para a Anglo American passou por alguns percalços. Iniciada em janeiro deste ano, a transação somente foi concluída em agosto, um mês após a Operação Toque de Midas, da Polícia Federal, deflagrada em julho. A PF investiga se houve irregularidades na licitação de um ferrovia no Amapá vencida pela MMX, de Eike Batista. Ele nega.

À época da ação da PF, para tentar fechar o negócio, em torno de 8,6 bilhões de reais, o empresário chegou a propor pagar uma indenização do próprio bolso para cobrir eventuais prejuízo da Anglo American em decorrência dos resultados da investigação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame