Exame Logo

Anac cancela 119 linhas da Nova Varig

Aérea não operou todas as rotas que detinha ao receber o Cheta, diz agência

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou o cancelamento de 119 linhas aéreas da Nova Varig, segundo nota divulgada nesta quinta-feira (25/1). A decisão foi tomada em reunião da diretoria da agência realizada na terça-feira (23/1).

De acordo com a Anac, o cancelamento ocorreu porque a Varig não operou todas as linhas domésticas que detinha quando recebeu a Certificação de Homologação de Empresas de Transporte Aéreo (CHETA), em dezembro do ano passado. Na época, a Nova Varig operava 125 rotas, e teria um prazo de 30 dias para assumir todas as 270 a que tinha direito. "Sendo assim, a Superintendência de Serviços Aéreos (SSA) avaliou as operações realizadas no período de 15/12/2006 a 14/01/2007 e verificou que, dos 270 vôos, a VRG Linhas Aéreas operou apenas 151", afirma a Anac. Segundo a agência, a Nova Varig tinha direito a 125 slots (espaços de pouso e decolagem) no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, mas conseguiu operar apenas 102 - portanto, não poderá mais contar com os outros 23.

Veja também

De acordo com a Anac, as linhas e slots perdidos pela Nova Varig deverão ser entregues a outras aéreas. Para repassar as linhas, a Anac estudará propostas de companhias interessadas. No caso dos slots, haverá um processo licitatório, ainda sem prazo definido. Por meio de sua assessoria, a Varig disse que só se manifestaria após estudar a decisão da agência.

A Anac avaliará ainda a atuação internacional da Nova Varig, e promete cancelar também os vôos para outros países que a aérea não colocar em operação dentro do prazo que deve obedecer, de 180 dias a partir da concessão do Cheta.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame