Negócios

Air France assina acordo prévio para compra da holandesa KLM

A estatal Air France e a KLM fecharam um primeiro acordo para compra da companhia aérea holandesa. Se sair, o negócio irá criar a maior empresa aérea da Europa, além de representar o maior processo de consolidação do mercado europeu, tradicionalmente fragmentado. Em relação a outras companhias do mundo, a nova empresa terá o maior […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A estatal Air France e a KLM fecharam um primeiro acordo para compra da companhia aérea holandesa. Se sair, o negócio irá criar a maior empresa aérea da Europa, além de representar o maior processo de consolidação do mercado europeu, tradicionalmente fragmentado.

Em relação a outras companhias do mundo, a nova empresa terá o maior faturamento (cerca de 19,2 bilhões de euros) e o quarto maior volume trafegado (atuando em 226 países com 540 linhas).

De acordo com reportagem do Financial Times, a Air France está propondo uma troca de ações no valor de 904 milhões de dólares (784 milhões de euros) - o que equivale a um prêmio de 40% sobre o valor das ações da KLM da segunda-feira (29/9).

Com o acordo, os acionistas da KLM ganham cerca de 19% da empresa resultante do negócio - que será sediada em Paris e se chamará Air France-KLM.

Os 54% de participação do governo francês na Air France serão diluídos em 44% na nova companhia. Os outros acionistas da estatal deterão cerca de 37%. A holding Air France-KLM será majoritária da atual Air France e, a princípio, terá 49% das ações ordinárias da KLM. Os outros 51% ficarão com duas fundações e com o governo holandeses durante um período de transição de três anos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Cacau Show, Chilli Beans e mais: 10 franquias no modelo de contêiner a partir de R$ 30 mil

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Mais na Exame