Negócios

Ações da Usiminas desabam com rumor de desconto nos preços do aço

Desconto de 30% supera queda média nos preços dos demais produtos da cadeia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O Ibovespa, principal índice de referência da bolsa brasileira, amargou queda de 2,04% no dia. As ações da Usiminas (USIM5), porém, tiveram perdas ainda maiores, caindo 5,56%, negociadas a 31,88 reais. O desempenho negativo veio em resposta aos rumores de que a siderúrgica está concedendo 30% de desconto na venda de chapas grossas de aço.

Os papéis da CSN (CSNA3) e da Gerdau (GGBR4) também foram penalizados pela notícia e se desvalorizaram em 3,19% e 3,36%, respectivamente.

Segundo informações veiculadas pelo Monitor Mercantil, a medida foi tomada na tentativa de compensar o enfraquecimento na demanda pelos produtos siderúrgicos. As chapas grossas de aço são destinadas à indústria naval e mecânica pesada.

O veículo afirmou que o corte não está necessariamente ligado à redução de 20% no preço do minério de ferro da Vale. O desconto de 30% supera a queda média de preços do restante dos produtos da cadeia do aço nesse início de ano, que gira entre 10% a 15%.

A Link Investimentos ressaltou que, se confirmada, a notícia pode sinalizar que em certos setores o cenário da crise é ainda pior do que o esperado, já que os analistas preveem uma queda de 20% nos preços até o fim do ano, inferior ao desconto da Usiminas.

"A demanda, tanto interna quanto externa, está mais baixa, e o corte nos preços é o mecanismo possível para as empresas para aumentar seu volume de vendas. A notícia, se confirmada, é ruim para o setor siderúrgico como um todo, pois reduz as expectativas de lucro para 2009 e possivelmente para 2010", explicou a corretora.

Mesmo observando o desempenho ruim de seus papéis ao longo do dia, a Usiminas não se posicionou sobre o assunto, já que a empresa não comenta sua política de preços, como informou sua assessoria.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame