Exame Logo

Ações da Positivo disparam com possível venda a gigante global

EXAME revelou na noite desta quinta-feira que a fabricante de computadores contratou o banco UBS Pactual para avaliar propostas

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

As ações da Positivo Informática disparam nesta sexta-feira, um dia após EXAME revelar que a maior fabricante de computadores do Brasil contratou o banco UBS Pactual para avaliar propostas de interessados na sua aquisição. Às 11h26, os papéis ordinários (com direito a voto) da empresa avançavam 13,08%, para 5,88 reais. Ontem, os papéis já haviam subido 28%. No mesmo horário, o Ibovespa recuava 3,22%, acompanhando o desempenho das bolsas internacionais.

Segundo reportagem do editor Tiago Lethbridge, os controladores do Grupo Positivo vêm sendo sondados por gigantes internacionais interessados em comprar a companhia. Os líderes do mercado mundial de computadores são HP, Dell, Lenovo e Acer. Todas estariam entre as potenciais interessadas na compra. De acordo com executivos a par das conversas, as negociações ainda estão em fase preliminar e é possível que não prosperem.

Veja também

O interesse dos grupos internacionais surgiu com a enorme desvalorização da Positivo no mercado acionário. Em 2008, o valor de mercado da empresa caiu mais de 80%. Quando abriu seu capital na bolsa de valores, no final de 2006, suas ações valiam 23,50 reais. Chegaram a dobrar de valor em 2007. Hoje, a empresa vale cerca de 500 milhões de reais.

Os grupos estrangeiros vêem na possível compra da Positivo uma chance única de crescer no mercado nacional. A Positivo Informática teve um faturamento de 1,68 bilhão de reais nos primeiros nove meses de 2008, um crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado.

Procurada, a Positivo enviou a seguinte resposta: “de acordo com informações da Gerência de Imprensa da Positivo Informática, a informação de que a Positivo Informática será vendida para um concorrente internacional não procede.”

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame