A fortuna de Eike Batista econlheu mais um pouco, segundo o índice Bloomberg de bilionários e agora é estimada em 12,7 bilhões de dólares. O valor não deixa o empresário nem um pouco perto da pobreza, mas o distancia mais do primeiro lugar entre os mais ricos do país – mais exatamente na terceira posição da lista. Na semana passada, Eike já havia perdido o primeiro lugar para Jorge Paulo Lemann, maior acionista da Anheuser-Busch InBev. Na sexta, Dirce Camargo, herdeira do setor de construção civil, também acabou passando Eike, depois dele ter perdido 6,8 bilhões de dólares com a queda das ações de suas companhias X na bolsa.
François Dossa, presidente da Nissan no Brasil, anunciou que pretende investir entre 300 e 400 milhões de reais no seu centro tecnológico no país, que ainda não tem local definido para a construção. A estimativa é que a empresa eleve a venda de suas marcas no mercado brasileiro em 15% no próximo ano, desempenho bem superior ao previsto pela montadora para o mercado automotivo do Brasil como um todo, de 2%.
A Eldorado Brasil, controlada da J&F Investimentos, dos irmãos Batista (Joesley na foto ao lado) e principal acionista do frigorífico JBS, inaugurou na quarta-feira sua fábrica de celulose em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Com capacidade de 1,5 milhão de toneladas, a undiade fabril marca a entrada da companhia no mercado de celulose branqueada. O empreendimento foi construído em dois anos e exigiu investimentos de 6,2 bilhões de reais, sendo 4,5 bilhões de reais para a construção da fábrica, 900 milhões de reais para a composição de florestas de eucalipto e 800 milhões de reais para logística.
A Dafiti recebeu mais 135 milhões de reais de investimento em suas operações, recurso injetado por um grupo de investidores liderado pela americana Quadrant Capital Advisors. O dinheiro será usado para reforçar sua estrutura logística e o portfólio de produtos nos países latino-americanos em que atua. Trata-se do quarto aporte de capital na empresa em 23 meses de atividades – ao todo, a Dafiti já recebeu 375 milhões de reais de investidores.
A massa falida do Banco Santos está cobrando da Hering uma dívida de cerca de 50 milhões de reais - oriunda de um contrato de financiamento mediante abertura de crédito BNDES. A cobrança foi citada em ação de execução movida pela instituição financeira contra a Hering. Para a Hering e seus advogados, tais exigências são infundadas e por isso a companhia pretende se defender das possíveis cobranças.
Na terça-feira, a Delta Air Lines comprou 49% de participação na Virgin Atlantic Airways da Singapore Airlines. A segunda maior empresa aérea dos EUA em tráfego vai pagar US$ 360 milhões pela fatia na Virgin, cujo controle permanecerá com o Virgin Group e seu fundador, o empresário britânico Richard Branson. O acordo requer aprovação de órgãos reguladores e deverá ser concluído até o fim do ano que vem.
A Renault vendeu a participação de 6,5% que possuía na sueca Volvo por 1,48 bilhão de euros, o equivalente a 1,94 bilhão de dólares nesta semana. O intuito da venda é reforçar o balanço da companhia em tempo de escassez de vendas na Europa. Em 2010, a montadora já havia vendido outro bloco de participação na Volvo de 14,9% por 3 bilhões de euros para pagar dívidas. Desta vez, o montante servirá de reforço de caixa e para financiar investimentos industriais e estratégias, principalmente, na Rússia e na China.
8. Michael Bloomberg quer Financial Timeszoom_out_map
8/11(Yuri Gripas, Reuters)
O empresário Michael Bloomberg está considerando fazer uma proposta pelo The Financial Times Group, que inclui o jornal de mesmo nome e uma participação de 50% na revista The Economist, noticiou o New York Times. Analistas avaliam o Financial Times Group em cerca de 1,2 bilhão de dólares, enquanto a companhia de Bloomberg teve receita de 7,6 bilhões de dólares em 2011, segundo o NYT.
Nesta semana, uma fonte ligada à Panasonic afirmou que a empresa irá vender a divisão de câmeras digitais Sanyo para o fundo de private equity japonês Advantage Partners até o final de março. A Panasonic não confirmou a informação. A estimativa é que o valor da unidade seja de centenas de milhares de ienes, já que produz câmeras digitais para outras companhias, como a Olympus. Segundo a fonte, o plano da Panasonic inclui ainda a venda de outros ativos, entre eles terrenos e edifícios, com o intuito de levantar o equivalente a 1,34 bilhão de dólares para reforçar seu caixa.
A Aston Martin vendeu 37,54% de seu capital ao fundo de private equity Investindustrial, que então se tornou um dos principais acionistas da montadora de carros de luxo. O valor da transação, de 240 milhões de dólares, será usado para aumentar o capital da companhia. O fundo também é dono da Ducati. A Aston pretende investir mais de meio bilhão de libras em um novo produto e um programa de tecnologia ao longo dos próximos cinco anos.
11. Agora, veja quem comprou quem este anozoom_out_map
Em um cenário empresarial marcado por mudanças constantes, a transformação de empresas tradicionais em organizações data-driven tornou-se fundamental. O conceito envolve o uso sistemático de dados para tomada de decisões, substituindo métodos baseados apenas em experiência e intuição