Exame Logo

10 importantes notícias de negócios da semana

Apesar do feriado, semana foi marcada por balanços, aquisições e outras parcerias entre empresas; clique nas fotos e veja os destaques:

Família Klein quer Casas Bahia (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

Daniela Barbosa

Publicado em 17 de novembro de 2012 às 06h24.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h14.

Nesta semana aconteceu o encontro entre a família Klein e Jean-Charles Naouri, presidente do Casino. A reunião serviu para reiterar o desejo dos ex-donos da Casa Bahia de deter novamente o controle da Viavarejo – holding que reúne as bandeiras Casas Bahia, Ponto Frio, e Nova Pontocom (braço online do grupo). Hoje, os Klein detêm 47% do negócio e pediram a Naouri a preferência para recomprar o controle da varejista.
  • 2. Schin muda de nome

    2 /11(Heineken/Divulgação)


  • Nesta semana completou um ano que a japonesa Kirin comprou a Schincariol e para comemorar a data, a c ompanhia anunciou a sua nova marca institucional no país: Brasil Kirin. Os nomes das bebidas, no entanto, não serão alterados. Para mudar a identidade, a Kirin não informou o montante gasto, mas afirmou que está dentro do plano de investimento de 480 milhões de reais divulgado pela companhia para o ano.
  • 3. Cybelar compra Lojas Colombo

    3 /11(Divulgação)

  • Nesta semana também, após anos de especulações, a Lojas Colombo, maior rede de varejo do Sul do país, vendeu parte de suas operações para a rede Cybelar, varejista de eletro e móveis do interior de São Paulo. O contrato fechado pelas duas redes envolve 65 lojas da Colombo, em São Paulo e no Sul de Minas Gerais.
  • 4. Cresce prejuízo das empresas de Eike

    4 /11(Gabriel Rinaldi/EXAME.com)

    Outra notícia destaque nesta semana foi o aumento do prejuízo nas empresas de Eike Batista . As companhias que pertence ao grupo EBX acumularam prejuízo de 1,6 bilhão de reais nos nove primeiros meses do ano, a cifra é 64% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Economatica. Já no terceiro trimestre do ano, as perdas do grupo EBX totalizaram 554,1 milhões de reais, o montante é 43% menor em relação ao período anterior do mesmo ano. No segundo trimestre, o prejuízo do grupo totalizou 976,8 milhões de reais.
  • 5. Ex-dono do Assaí pode compra Russi

    5 /11(Divulgação/Russi)

  • 6. BRF tem queda de 75% no lucro

    6 /11(EXAME)

    O lucro líquido da Brasil Foods, dona das marcas Perdigão e Sadia, caiu 75% no terceiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2011, somando 91 milhões de reais. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da companhia, um das maiores empresas de alimentos do Brasil, somou 565 milhões de reais, queda de 22% na comparação com terceiro trimestre de 2011.
  • 7. Inbrands fecha parceria com Tommy Hilfiger

    7 /11(GettyImages)

    A Inbrands, dona das marcas Ellus, Richards e Alexandre Herchcovitch, anunciou nesta semana a formação de uma joint venture com a Tommy Hilfiger, cujo controle será compartilhado entre ambas as companhias. A parceria garantirá a Inbrands os direitos de operar, gerir e comercializar os itens de vestuário da marca Tommy Hilfiger no Brasil. As vendas ao consumidor terão início a partir do próximo ano.
  • 8. Smiles, da GOL, será independente

    8 /11(Divulgação)

    No primeiro dia útil de 2013, o Smiles passa a caminhar com suas próprias pernas. Incorporado pela GOL após a compra da Varig, em 2007, o programa de milhagem será uma empresa independente, seguindo o modelo adotado pela TAM com o Multiplus há três anos. A informação foi confirmada pelo presidente da empresa, Paulo Kakinoff, em conferência a jornalistas nesta semana.
  • 9. TIM é vetada pela Anatel

    9 /11(FM-PAS/Flickr)

    Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) proibiu a TIM de vender o pacote promocional “Infinity Day”. A suspensão é a segunda aplicada à companhia neste ano – que durante o mês de agosto ficou impedida de vender chips em diversos estados brasileiros. De acordo com nota publicada no Diário Oficial da União, a Anatel considera que promoção pode trazer prejuízo à qualidade da prestação do serviço aos usuários da TIM. O pacote oferecido pela companhia permite ao usuário fazer quantas chamadas locais desejar para celulares da rede da TIM ao preço de 0,50 centavos ao dia, com duração ilimitada.
  • 10. Walmart inicia investigação no Brasil

    10 /11(Reuters)

    Walmart comunicou nesta semana em um documento enviado às autoridades americanas que enfrenta acusações de suborno semelhantes às que sofreu no México em países como Brasil, China e Índia.
    "Investigações sobre acusações de possíveis violações da lei para prevenir práticas corruptas de filiais americanas no exterior (FCPA) foram iniciadas em vários mercados nos quais operamos, incluindo Brasil, China e Índia", disse a empresa em um documento enviado ao regulador americano da bolsa (SEC).
  • 11. Agora, veja 15 carros importados mais vendidos no Brasil

    11 /11(Christian Hartmann/Reuters)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame