Mundo

Volvo assume controle acionário da fábrica de caminhões da Nissan

Montadora sueca vai investir US$ 69 milhões para elevar sua participação na japonesa a 19%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Volvo anunciou nesta segunda-feira (25/9) que vai investir 69 milhões de dólares na Nissan Diesel para elevar a 19% sua participação na fábrica japonesa de caminhões. Com a operação, a Volvo passa a ser a acionista majoritária da divisão de veículos pesados da Nissan.

Em março, a montadora sueca já havia anunciado a compra de 13% das ações da Nissan Diesel e, agora, informa que vai adquirir mais 6% dos papéis por 3,77 dólares cada. O presidente da Nissan, Carlos Ghosn, disse em nota que a venda faz parte da estratégia da Nissan, que tem como foco veículos de passeio e comerciais leves. "Nós temos certeza de que a Volvo é a melhor parceira para a Nissan Diesel", afirmou. "Nos últimos quatro anos, a Nissan Diesel realizou mudanças em seus negócios para se transformar em uma companhia valiosa."

De acordo com o americano The Wall Street Journal, a Volvo afirma que o negócio a ajudará a balancear sua oferta de caminhões pesados e garantirá maior alcance de comercialização na Ásia. A companhia sueca é a segunda maior fabricante de caminhões do mundo, atrás apenas da DaimlerChrysler.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Tudo o que se sabe sobre o 'apagão cibernético' que afetou aeroportos e até a bolsa de valores

Policiais viram atirador de Trump em cima de telhado próximo a palco 20 minutos antes de atentado

Terremoto de magnitude 7,3 atinge nordeste do Chile

Mais na Exame