Exame Logo

Visa faz reestruturação para abrir capital

Empresa realizará uma série de fusões para compor uma nova companhia e comercializar suas ações em bolsa

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Visa anunciou nesta quarta-feira (11/10) um plano de reestruturação que possibilitará à companhia negociar suas ações em bolsa de valores. A administradora de cartões realizará uma série de fusões envolvendo a Visa Canadá, Visa USA e Visa International, que inclui Ásia Pacífico, América Latina, Caribe, Oriente Médio, África, Europa Central e Leste Europeu.

A operação resultará na criação da Visa Inc., que terá como acionistas os bancos membros da companhia. A Visa Europa não participará das fusões, mantendo-se como propriedade de 4 500 bancos europeus. De acordo com a companhia, a Visa Europa atuará como licenciada da Visa Inc., possibilitando à empresa "focar-se nas oportunidades significativas que surjam da formação de um mercado interno para pagamentos na Europa".

Veja também

A subsidiária européia será uma investidora minoritária na companhia global e a Visa Inc., por sua vez, também terá uma pequena participação na Visa Europa. "A Visa reconhece que as características únicas do mercado europeu exigem uma solução customizada", afirma o presidente do Conselho Diretivo da Visa Europa, Jan Lidén.

Após o termino do processo de fusões, quer tem prazo previsto para durar de 12 a 18 meses, a Visa Inc. abrirá capital e negociará suas ações "em uma importante bolsa de valores", informa a companhia em comunicado à imprensa sem revelar, no entanto, qual a bolsa escolhida. Segundo a empresa, a expectativa é de que a maioria das ações da Visa Inc. seja vendida ao público.

A Visa seguirá o exemplo da MasterCard, que já contabiliza valorização de 84% quatro meses e meio após sua oferta pública inicial, ocorrida no final de maio.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame