Mundo

Vietnã cresce 5,98% em 2014 ajudado por smartphones

Um dos fatores que impulsionou a economia do pequeno país do sudeste asiático foi a exportação de smartphones e tablets


	Samsung: base de produção no Vietnã
 (Victor J. Blue/Bloomberg)

Samsung: base de produção no Vietnã (Victor J. Blue/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2014 às 11h29.

- Hanói, 27/12/2014 - O produto interno bruto (PIB) do Vietnã cresceu 5,98% em 2014, segundo dados divulgados pelo governo neste sábado. O número marca uma aceleração em relação ao ano passado, quando a expansão foi de 5,42%, e também superou a meta do governo, de 5,80%. Um dos fatores que impulsionou a economia do pequeno país do sudeste asiático foi a exportação de smartphones e tablets pela sul-coreana Samsung, que montou uma grande base de produção lá.

De acordo com os dados do governo, as exportações subiram 13,6% este ano, para US$ 150 bilhões, enquanto as importações cresceram 12,1%, para US$ 148 bilhões. Entretanto, a demanda interna continua fraca, o que, juntamente com a queda nos preços do petróleo, fez com que a inflação caísse para 1,84% este ano, o menor nível em décadas. O governo disse que vai continuar priorizando a estabilidade macroeconômica no próximo ano, com a meta de um crescimento de 6,2% do PIB e uma inflação de 5,0%.

O Vietnã geralmente divulgada dados antes do fim do período analisado, revisando os números posteriormente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphonesVietnã

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal