Mundo

Veja os carros mais verdes de 2009

O Ministério do Meio Ambiente divulgou hoje a nova versão da Nota Verde, que classifica os carros de passeios fabricados em 2009 de acordo com suas emissões de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono

Fiat Idea Adventure 1.8 8v: o mais verde do ano, segundo ranking do Ministério do Meio Ambiente

Fiat Idea Adventure 1.8 8v: o mais verde do ano, segundo ranking do Ministério do Meio Ambiente

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2012 às 01h13.

Segundo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o objetivo é orientar o consumidor e, justamente por isso, este ano foram atribuídas estrelas, e não notas, aos modelos. Quanto mais estrelas, mais eficiente é o veículo.

Do total de cinco estrelas (classificação máxima), três são relativas aos poluentes CO, NMHC e NOx; as duas restantes correspondem à emissão de CO2. De acordo com nota do Ministério, os carros que utilizam álcool já ganham automaticamente uma estrela, pois o CO2 liberado na combustão é absorvido no processo de cultivo da cana.</p>

A lista reúne mais de 400 modelos de veículos de passeio fabricados este ano - inclusive alguns importados. Até 2010, o ranking deve incluir motos, ônibus e caminhões.

Todos os 22 modelos que atingiram as cinco estrelas máximas possuíam motores flex, já os piores colocados têm motores acima de 2.0 e são movidos a gasolina. O primeiro lugar ficou com o Fiat Idea Adventure Dualogic 1.8 8v hv flex. O último lugar é ocupado pelo Jetta Variant 2.5 a gasolina, da Volkswaguen.

A lista completa está disponível no site do MMA.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosFiatFiat IdeaVolkswagenVW Jetta

Mais de Mundo

Assange será um 'homem livre' após audiência em tribunal americano, afirma esposa

Quem é Julian Assange, fundador do Wikileaks que vai se declarar culpado nos EUA?

Como andam as chances de Biden desistir da disputa eleitoral?

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, vai se declarar culpado; entenda

Mais na Exame