Veja os carros mais verdes de 2009

O Ministério do Meio Ambiente divulgou hoje a nova versão da Nota Verde, que classifica os carros de passeios fabricados em 2009 de acordo com suas emissões de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono

Segundo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o objetivo é orientar o consumidor e, justamente por isso, este ano foram atribuídas estrelas, e não notas, aos modelos. Quanto mais estrelas, mais eficiente é o veículo.

Do total de cinco estrelas (classificação máxima), três são relativas aos poluentes CO, NMHC e NOx; as duas restantes correspondem à emissão de CO2. De acordo com nota do Ministério, os carros que utilizam álcool já ganham automaticamente uma estrela, pois o CO2 liberado na combustão é absorvido no processo de cultivo da cana.</p>

A lista reúne mais de 400 modelos de veículos de passeio fabricados este ano - inclusive alguns importados. Até 2010, o ranking deve incluir motos, ônibus e caminhões.

Todos os 22 modelos que atingiram as cinco estrelas máximas possuíam motores flex, já os piores colocados têm motores acima de 2.0 e são movidos a gasolina. O primeiro lugar ficou com o Fiat Idea Adventure Dualogic 1.8 8v hv flex. O último lugar é ocupado pelo Jetta Variant 2.5 a gasolina, da Volkswaguen.

A lista completa está disponível no site do MMA.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.