Exame Logo

Valor conseguido em IPOs na China supera níveis de EUA e Europa

Quantia média angariada com aberturas de capital chegou a 260 milhões de dólares em território chinês em 2005

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O valor inicial médio conseguido em ofertas públicas de empresas na Grande China ultrapassou os níveis atingidos nos Estados Unidos e na Europa pela primeira vez, principalmente por conta do número de companhias chinesas que decidiram promover aberturas milionárias de capital em Hong Kong, de acordo com um relatório da PricewaterhouseCoopers.

O montante médio angariado em aberturas de capital em Hong Kong, Xangai, Shenzhen e Taipei aumentou de 83 milhões de dólares em 2004 para 260 milhões de dólares no ano passado. Já a média alcançada pelos IPOs (Inicial Public Offering) na Bolsa de Valores de Nova York e na Nasdaq caiu 22% no ano passado, para 170 milhões de dólares. Nos mercados europeus, incluindo os membros da União Européia, Suíça e Noruega, houve aumento de 11% em um ano, chegando a um valor médio de 100 milhões de dólares arrecadados com as aberturas de capital.

Veja também

O volume negociado nas operações em Hong Kong, de 410 milhões de dólares, superou individualmente os 321 milhões conseguidos na Bolsa de Nova York com os IPOs. Segundo o jornal britânico Financial Times, Hong Kong é atualmente o quarto maior centro de arrecadação de fundos do mundo e se tornou a principal escolha de companhias chinesas em busca de capital estrangeiro - graças à proximidade do território e ao enorme apetite de investidores locais por empresas listadas no continente. No ano passado, as chinesas foram responsáveis por oito entre dez IPOs em Hong Kong, como a do China Construction Bank, que levantou 9,23 bilhões de dólares na maior abertura de capital do mundo em quatro anos.

Hong Kong tem se beneficiado ainda com a crescente privatização de companhias estatais na China, que atinge desde petrolíferas a bancos. Outro fator importante é que as chinesas estão evitando se registrar nos mercados dos Estados Unidos por causa Sarbanes-Oxley, uma dura regulamentação de governança corporativa instituída no país em 2002.

No entanto, o mercado de IPOs da Grande China é ainda menor em números absolutos do que os de Europa e Estados Unidos. Em 2005, as aberturas no mercado chinês somaram 25,75 bilhões de dólares, contra 32,08 bilhões nos Estados Unidos e 60 bilhões na Europa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame