Mundo

União Européia firma acordo que determina uso de energia renovável

As ambiciosas metas prevêem redução de dióxido de carbono e limitação da temperatura mundial

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Os líderes da União Européia (UE), reunidos em Bruxelas, definiram um acordo que será seguido por 27 países europeus. Até 2020, 20% de toda a energia que é consumida por eles terá de ser procedente de fontes renováveis. Num pacote de medidas ambicioso, eles também determinaram que 10% dos combustíveis consumidos em cada país sejam biológicos- o que beneficiaria o Brasil, líder em produção de etanol.

Uma das grandes polêmicas foi a discussão sobre as energias renováveis. Países do Leste Europeu não se mostraram muito amistosos quanto aos 20% estabelecidos como meta. Para não transformar a reunião num fracasso sem apoio dessa fatia importante, ficou decidido que será analisado a possibilidade de contribuição de cada região.

Este argumento também foi usado para convencer a França a apoiar a idéia. Os franceses queriam que a energia nuclear também entrasse no pacote das energias renováveis. A chanceler alemã, Angela Merkel, mediou um diálogo e justificou que, embora a energia nuclear não seja renovável, ela é uma fonte que não emite dióxido de carbono e, por isso, até contribui na redução de emissões.

Um alerta para o Brasil, China e Índia foi dado. Os líderes ressaltaram a importância de conter o aumento de emissões que passam por processo de crescimento industrial. O plano de ação da UE pretende limitar o aumento da temperatura média mundial a 2º C anuais .

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Mais na Exame