Mundo

União Européia fecha acordo para liberar importações têxteis da China

Varejistas pressionaram intensamente as autoridades européias para que os artigos fossem liberados

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Comissão Européia, órgão executivo da União Européia (UE), informou nesta segunda-feira (5/9) que o bloco chegou a um acordo com a China que permite o desbloqueio das importações de artigos têxteis daquele país.

O comissário de comércio da UE, Peter Mandelson, e o ministro de Comércio da China, Bo Xilai, fixaram cotas que permitem a importação de 75 milhões de itens. "O objetivo é liberar o mais rápido possível os produtos que estão retidos nas aduanas", afirma Françoise Le Bail, porta-voz da UE.

Mesmo com a libertação, no entanto, os 25 estados-membros da UE ainda precisam referendar o acordo para que os produtos sejam comercializados livremente em lojas européias. De acordo com The Wall Street Journal, as negociações nesse sentido devem continuar nesta segunda-feira.

Varejistas pressionaram intensamente as autoridades européias para que os artigos fossem liberados. "Nós vamos abastecer as prateleiras com os produtos [chineses] o mais breve possível", afirma Alisdair Gray, do Consórcio de Varejo Britânico.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Milei denuncia 'corridas cambiais' contra seu governo e acusa FMI de ter 'más intenções'

Tiro de raspão causou ferida de 2 cm em orelha de Trump, diz ex-médico da Casa Branca

Trump diz que 'ama Elon Musk' em 1º comício após atentado

Israel bombardeia cidade do Iêmen após ataque de rebeldes huthis a Tel Aviv

Mais na Exame