Mundo

União Europeia condena ataques do Hamas e diz que fará revisão na ajuda financeira aos palestinos

A Comissão Europeia afirma que, diante das mudanças no quadro, seus programas de apoio para a população palestina e a Autoridade Palestina precisam ser ajustados

Entenda o que está em jogo (Getty Images/Getty Images)

Entenda o que está em jogo (Getty Images/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 9 de outubro de 2023 às 17h15.

A Comissão Europeia informa em comunicado nesta segunda-feira, 9 que estava anunciando uma "revisão urgente" de sua assistência financeira para os palestinos. O braço executivo da União Europeia diz que "condena de modo inequívoco" os ataques terroristas do Hamas contra Israel no fim de semana.

A UE diz que a revisão busca garantir que não ocorra financiamento indireto para qualquer organização terrorista. A Comissão Europeia afirma que, diante das mudanças no quadro, seus programas de apoio para a população palestina e a Autoridade Palestina precisam ser ajustados.

Mudanças nos pagamentos?

A Comissão Europeia informa que pretende revisar o mais rápido possível a questão e coordenar com os países membros e seus parceiros qualquer medida. Enquanto isso, não há pagamentos previstos, portanto não haverá suspensão de pagamentos, esclarece.

A UE ainda ressalta que a revisão não diz respeito à assistência humanitária provida por meio das Operações de Ajuda de Proteção Civil e Humanitária Europeia (ECHO, na sigla em inglês).

Acompanhe tudo sobre:IsraelHamasUnião EuropeiaFaixa de Gaza

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia