UE nega paralelismo entre atentado de Toulouse e Gaza

A alta representante Catherine Ashton buscou assim responder à polêmica surgida em torno de declaração que fez sobre atentado na França

Bruxelas - A alta representante de Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Catherine Ashton, lamentou nesta terça-feira a 'distorção' das palavras que pronunciou sobre o ataque a uma escola judaica na cidade francesa de Toulouse e desmentiu ter feito qualquer tipo de paralelismo entre o incidente e a situação no Oriente Médio.

Ashton buscou assim responder à polêmica surgida em torno das palavras que pronunciou na segunda-feira, que lhe valeram duras críticas nesta terça-feira por parte do governo israelense.

'Estou muito triste pela distorção de minhas palavras', ressaltou Ashton nesta terça-feira, no início de um discurso na comissão de Relações Exteriores do Parlamento Europeu. 'Condeno sem reservas os terríveis assassinatos na escola Ozar Hatorah em Toulouse ontem e transfiro meus sentimentos às famílias e amigos das vítimas, ao povo da França e à comunidade judaica'.

Em seu discurso num fórum da agência da ONU para os refugiados palestinos, Ashton lembrou várias recentes tragédias que vitimaram crianças, entre elas o acidente de ônibus no qual morreram 20 crianças belgas. O massacre cometido há um ano na Noruega e as mortes de jovens na Faixa de Gaza e na cidade israelense de Sderot, atingida por mísseis de milícias palestinas. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.