Mundo

Turquia terá o maior aeroporto do mundo em capacidade

Essa foi a primeira vez que Yildirim apontou a localização exata do terreno onde, a partir de 2015, será erguido o "aeroporto de maior capacidade de passageiros do mundo"


	Avião decola: por enquanto, Istambul dispõe de dois aeroportos, o de Atatürk, que movimenta 37 milhões de passageiros por ano, e o de Sabiha Gökçen
 (Getty Images)

Avião decola: por enquanto, Istambul dispõe de dois aeroportos, o de Atatürk, que movimenta 37 milhões de passageiros por ano, e o de Sabiha Gökçen (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2012 às 15h06.

Istambul - O Governo turco concretizou nesta segunda-feira os planos de construção do terceiro aeroporto de Istambul, que, com uma previsão de poder receber até 150 milhões de passageiros por ano, deverá assumir o posto de maior do mundo.

"O terceiro aeroporto será criado às margens do Mar Negro, entre os povoados de Yeniköy e Akpinar, e terá uma extensão de 90 milhões de metros quadrados", detalhou o ministro dos Transportes da Turquia, Binali Yildirim, em declarações à agência "Anadolu".

Essa foi a primeira vez que Yildirim apontou a localização exata do terreno onde, a partir de 2015, será erguido o "aeroporto de maior capacidade de passageiros do mundo", o qual terá cinco ou seis pistas e poderá receber até 150 milhões de pessoas por ano.

Após a conclusão de sua primeira fase, que poderia entrar em funcionamento já em 2016, o novo aeroporto de Istambul terá estrutura para receber 100 milhões de passageiros, um número que já é superior ao aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, tido como o maior do mundo no momento. Em 2011, esse aeroporto americano recebeu 92 milhões de pessoas.

Segundo Yildirim, o terreno onde será construído o novo aeroporto, situado a 35 quilômetros do centro de Istambul, está repleto de antigas minas de carvão, algumas com até 100 metros de profundidade, e que todas serão preenchidas logo no início da obra.

Por enquanto, Istambul dispõe de dois aeroportos, o de Atatürk, que movimenta 37 milhões de passageiros por ano, e o de Sabiha Gökçen, no lado asiático, com 12 milhões, embora tenha capacidade para receber quase o dobro. 

Acompanhe tudo sobre:AeroportosÁsiaEuropaSetor de transporteTransportesTurquia

Mais de Mundo

Fotos de ataque a Trump são usadas para vender bíblias e camisetas na Convenção Republicana

Biden é diagnosticado com Covid-19, diz Casa Branca

Aliança de esquerda anuncia candidato para presidir a câmara baixa do Parlamento francês

Eleições EUA: Biden diz que consideraria desistir de eleição se 'alguma condição médica' o obrigasse

Mais na Exame