Mundo

Trump se reúne com candidatos a Suprema Corte, dois estão no foco

Os juízes Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett ganharam maior interesse do presidente e sua equipe

Escolha será para substituir Anthony Kennedy, que está se aposentando da Suprema Corte (Alex Wong/AFP)

Escolha será para substituir Anthony Kennedy, que está se aposentando da Suprema Corte (Alex Wong/AFP)

R

Reuters

Publicado em 2 de julho de 2018 às 18h24.

Washington/Nova York - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que se reuniu com quatro potenciais juízes da Suprema Corte dos EUA na manhã desta segunda-feira (02) e uma pessoa familiarizada com o processo de escolha disse que Trump estava mais concentrado em dois nomes, embora outros ainda estejam na disputa.

Trump disse a jornalistas na Casa Branca que se reunirá com mais dois ou três candidatos e decidirá um escolhido nos próximos dias. Ele precisa escolher um substituto para Anthony Kennedy, que está se aposentando da Suprema Corte.

Com uma segunda escolha para a Suprema Corte em menos de 18 meses de mandato, Trump deve consolidar o controle conservador sobre o tribunal e animar simpatizantes que querem uma virada à direita em assuntos sociais que dividem o país, como aborto e direitos dos homossexuais.

O indicado de Trump deve ser aprovado pelo Senado, pois os republicanos controlam a Casa, mas somente por uma margem estreita, o que faz com que a visão de moderados, incluindo democratas, seja importante.

Os juízes de cortes de apelações Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett ganharam maior interesse de Trump e de sua equipe, desde que Kennedy anunciou sua aposentadoria na semana passada, disse a pessoa familiarizada com o processo.

"Há um grande interesse nesses dois, mas há pelo menos mais dois outros que também estão seriamente na disputa", disse essa fonte.

Kavanaugh é juiz na Corte de Apelações federal do Distrito de Columbia. Barrett foi nomeada por Trump para a Corte de Apelações do 7º Circuito, baseada em Chicago.

Os outros principais concorrentes são Thomas Hardiman, que atua na Corte de Apelações do 3º Distrito, sediada na Filadélfia; Raymond Kethledge, da Corte de Apelações do 6º Circuito sediada em Cincinnati; e Amul Thapar, que Trump nomeou para o 6º Circuito.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Mensagens falsas atrapalham trabalho para conter danos causados pelas inundações na Espanha

Parlamento israelense aprova lei para deportar parentes de agressores árabes para Gaza

Principal assessor de Scholz assumirá Finanças após expulsão dos liberais de coalizão alemã

Rússia ataca a capital Kiev e Odessa com dezenas de drones