Mundo

Transocean acusa BP de negligência em sua plataforma

A empresa é proprietária da plataforma petroleira Deepwater Horizon, que explodiu há mais de um ano provocando a maior maré negra da história dos Estados Unidos

A Transocean acusa a BP de tomar uma série de decisões que comprometeram a integridade da plataforma (Robyn Beck/AFP)

A Transocean acusa a BP de tomar uma série de decisões que comprometeram a integridade da plataforma (Robyn Beck/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2011 às 11h22.

Genebra, Suíça - A Transocean, proprietária da plataforma petroleira Deepwater Horizon, que explodiu há mais de um ano provocando a maior maré negra da história dos Estados Unidos, publicou nesta quarta-feira um relatório que responsabiliza a companhia BP de ter minimizado os riscos.

"O informe conclui que o incidente Macondo é o resultado de uma sucessão de decisões que comprometeram a integridade da plataforma", explica Transocean em seu comunicado.

"As decisões tomadas pela operadora BP durante as duas semanas anteriores ao acidente foram adotadas apesar de a BP saber que a janela geológica de perfuração era cada vez mais estreita", denuncia o texto.

O naufrágio da plataforma no Golfo do México em 22 de abril de 2010 provocou uma verdadeira batalha jurídica entre as empresas.

A British Petroleum anunciou, em abril, um processo contra o grupo Transocean, acusando-o de negligência. Pouco depois, este anunciou sua intenção de processar a petroleira britânica.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasIndústria do petróleoIndústrias em geralPaíses ricosEstados Unidos (EUA)IndústriaEmpresas inglesasBPProcessos judiciais

Mais de Mundo

Brasil participa de reunião do governo dos EUA sobre minerais críticos

Irã anuncia que terá negociações com os EUA nesta sexta-feira em Omã

Trump diz que líder supremo do Irã 'deveria estar muito preocupado'

Trump fala em 'toque mais suave' na política de imigração após crise em Minneapolis