Tornado fere 60 pessoas no Japão

Tornado atingiu os arredores de Tóquio, ferindo sessenta pessoas e destruindo casas e edifícios
Casas destruídas na passagem de tornado no Japão: imagens exibidas pela televisão mostram o tornado carregando e lançando objetos (Kazuhiro Nogi/AFP)
Casas destruídas na passagem de tornado no Japão: imagens exibidas pela televisão mostram o tornado carregando e lançando objetos (Kazuhiro Nogi/AFP)
D
Da RedaçãoPublicado em 23/09/2013 às 18:30.

Koshigaya - Um tornado atingiu nesta segunda-feira os arredores de Tóquio, ferindo sessenta pessoas e destruindo casas e edifícios, anunciaram a polícia e os meios de comunicação.

"Há telhas espalhadas em todas as direções, policiais e bombeiros estão em todos os lugares", relatou um jornalista da AFP em Koshigaya, a cidade mais afetada.

"Todos os habitantes precisaram sair de seus imóveis e agora observam suas casas destruídas. Eles dizem que foram proibidos de voltar para casa pelo risco de desabamento", acrescentou.

Imagens impressionantes exibidas pela televisão mostram o tornado carregando e lançando objetos, carros capotando e escolas com janelas quebradas em Saitama (norte de Tóquio) .

Um armazém foi literalmente levado pelo vento, rodopiando e sendo catapultado sobre outros edifícios.

A polícia registrou 63 feridos na região de Saitama (67 de acordo com a imprensa), pelo menos um deles gravemente. Cerca de 110 casas foram total ou parcialmente destruídas. Postes foram arrancados.

"Estamos preparando abrigos e provisões" para as vítimas, indicou à AFP um oficial dos bombeiros, Koshigaya.

Às 21h00 local (9h00 no horário de Brasília), cerca de vinte mil casas do município de Saitama e áreas adjacentes ficaram sem eletricidade (60.000 logo após a passagem do tornado), informou a empresa de energia elétrica Tokyo Electric Power (Tepco).

Tornados ocorrem a cada ano no Japão principalmente durante o verão. A Agência Meteorológica advertiu nas últimas semanas para o risco de fenômenos imprevisíveis, que surgem de repente em terrenos planos quando o tempo está muito instável, com altas temperaturas e ar seco.