Termina identificação de vítimas do voo que caiu no Mali

Identificação dos restos mortais das vítimas do acidente aéreo da Air Algérie no Mali em julho foi concluída ontem

Paris - A identificação dos restos mortais das vítimas do acidente aéreo da Air Algérie no Mali em julho foi concluída na quinta-feira, que irá permitirá a restituição às famílias, anunciou nesta sexta-feira o ministério francês das Relações Exteriores.

A identificação "foi concluída em 20 de novembro, com a reunião do comitê técnico de especialistas franceses e argelinos envolvidos na análise de dados ante e post mortem das vítimas no laboratório de genética do Instituto de Investigação Criminal da Gendarmerie Nacional" francesa, indicou o ministério em um comunicado.

O voo AH5017, que fazia o trajeto Ouagadougou-Argel, caiu por razões ainda desconhecidas em 24 de julho no norte do Mali, cerca de 32 minutos após a decolagem, com 116 passageiros e tripulantes. Todos morreram na tragédia.

Além de 54 cidadãos franceses, os passageiros eram de Burkina Faso (23 pessoas), Líbano, Argélia, Espanha, Canadá, Alemanha e Luxemburgo.

"Esta identificação permitirá restituir os restos mortais às famílias dos entes queridos desaparecidos no desastre e pôr fim a uma espera dolorosa", acrescentou o Quai d'Orsay.

Durante uma semana após o desastre, especialistas internacionais investigaram o local do acidente, perto da cidade de Gossi, a cerca de 150 km de Gao, para recolher restos humanos com o propósito de identificação, uma tarefa difícil em razão da pulverização da aeronave. Eles processaram cerca de 1.000 amostras de DNA.

Três inquéritos foram abertos: no Mali, Burkina Faso e França.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.