Mundo

Teerã muda para "Gaza" nome de rua onde está a sede da ONU

Ação foi em homenagem às vítimas da última ofensiva israelense contra o enclave palestino


	Teerã, capital do Irã: Conselho Islâmico aprovou mudança de nome de rua em homenagem às vitimas da ofensiva israelense
 (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Teerã, capital do Irã: Conselho Islâmico aprovou mudança de nome de rua em homenagem às vitimas da ofensiva israelense (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2014 às 17h09.

Teerã - O Conselho Islâmico da cidade de Teerã aprovou nesta terça-feira a mudança de nome da rua em que está localizada a sede das Nações Unidas na capital iraniana para "Gaza", em homenagem às vítimas da última ofensiva israelense contra o enclave palestino.

O amplo Boulevard Sharzad, situado no bairro de Darrus, no norte de Teerã, e que acolhe a sede central da ONU, assim como outros escritórios de agências internacionais, como o da Unicef, se chamará a partir de agora Boulevard Gaza, informou o chefe do Conselho Islâmico, Ahmad Masyed Yamei, à Agência de notícias "Tasnim".

Yamei destacou que a proposta foi aprovada como denúncia de que o assassinato de crianças é o mais atroz dos crimes perpetrados pelo "regime sionista" em Gaza.

Nas últimas semanas houve várias manifestações (muitas delas de crianças e organizadas por colégios e outras entidades) frente à sede da ONU em Teerã para denunciar os ataques israelenses contra a Faixa palestina.

Cerca de dois mil palestinos (entre eles mais de 1,4 mil civis) morreram no último mês nos bombardeios israelenses contra Gaza, em resposta a ataques palestinos com mísseis, e ao redor de outras 10 mil pessoas ficaram feridas, umas três mil delas crianças, segundo dados da ONU.

Além disso, milhares de casas e infraestruturas foram destruídas ou danificadas e os ataques provocaram o deslocamento de milhares de residentes.

Também morreram 67 israelenses, em sua imensa maioria militares falecidos em enfrentamentos com as milícias da Faixa.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaONUPalestinaIrã - PaísFaixa de GazaTeerã

Mais de Mundo

Petro diz que Trump tem 'cérebro senil' após ser acusado de narcotráfico

Venezuela deve fornecer até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA, diz Trump

Presidente interina da Venezuela diz que 'não há agente externo' governando o país

Trump considera usar Forças Armadas dos EUA para obter a Groenlândia, diz Casa Branca